Banca de DEFESA: ALUANA VILHENA AMORAS

DISCENTE: ALUANA VILHENA AMORAS
DATA: 29/11/2023
LOCAL: BLOCO K, SALA 1

PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO REMOTO EM MACAPÁ-AP (2020 E 2021): O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS VIVÊNCIAS DE PROFESSORES DELÍNGUAS ESTRANGEIRAS

práticas docentes; ensino remoto; tecnologias digitais; vivências de professores.

O ano de 2020 foi marcado, globalmente, pelo início da Covid-19. Isso afetou o desenvolvimento e a realização tradicional das atividades educacionais. Uma medida adotada pelas instituições públicas amapaenses, para propiciar a continuidade do processo de ensino-aprendizagem formal, foi a prática do ensino remoto em todas as disciplinas do currículo escolar. Como as disciplinas de Línguas Estrangeiras (LE) precisam de um formato de ensino diferenciado, necessitaram de adequações e uso de tecnologias diversificadas para a prática das competências de comunicação de compreensão oral e escrita, produção oral e escrita, no ensino remoto, a despeito de parcos domínios quanto à utilização. Esse contexto, ensejou o seguinte problema de pesquisa: Como os professores de LE vivenciaram o uso de tecnologias digitais em suas práticas docentes no ensino remoto? Assim, a pesquisa objetivou analisar as práticas docentes vivenciadas pelos professores de LE no ensino remoto, durante o período pandêmico (2020 e 2021), em Macapá-AP, com foco do uso de tecnologias digitais. Para viabilizar esse objetivo, delineou-se os seguintes objetivos específicos a) discutir sobre prática docente no contexto educacional do ensino remoto; b) averiguar a aplicação de recursos tecnológicos na educação, com foco nos recursos tecnológicos digitais utilizados por professores no ensino remoto, bem como entraves, possibilidades e desafios enfrentados na prática docente e c) investigar as vivências de professores de línguas estrangeiras em suas práticas quanto ao uso de recursos tecnológicos digitais em quatro escolas estaduais de Macapá-AP. A metodologia adotada teve o suporte do método hermenêutico, de abordagem qualitativa e tendo como tipo de pesquisa o estudo de caso. O instrumento de coleta de dados foi o questionário semiestruturado, sendo os sujeitos sete professoras das disciplinas de LE de quatro escolas estaduais, situadas em Macapá-AP: Escola Estadual Tiradentes, Escola Estadual Mário Quirino da Silva, Escola Estadual General Azevedo Costa e Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos. No tratamento dos dados, adotou-se técnicas da Análise de Conteúdo. Dessa forma, constatou-se o impacto das TDIC nas práticas docentes das professoras de LE, utilizando metodologias diferenciadas para alcançar o maior número de estudantes, pelo WhatsApp, pelas plataformas de videoconferências, pelo GoogleForms, na utilização de vídeos do YouTube e internet. Os professores, pelos seus próprios meios, mantiveram o ensino remoto funcionando em 2020 e 2021, em Macapá-AP. Foram momentos de aprendizado, de produção de conteúdo e precisaram ser estudados para propor medidas para aprimorar o ensino presencial em suas práticas docentes de LE.

Interno - 432.758.182-87 - ANGELA DO CEU UBAIARA BRITO - UEAP
Presidente - 2356177 - ELIANA DO SOCORRO DE BRITO PAIXAO
Externo ao Programa - 2899165 - ROSIVALDO GOMES
Notícia cadastrada em: 30/10/2023 10:36