Banca de QUALIFICAÇÃO: NELCY DA COSTA PEREIRA

DISCENTE: NELCY DA COSTA PEREIRA
DATA: 06/10/2020
LOCAL: UNIFAP-https://meet.google.com/kzc-uucy-mwj

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO: O OLHAR DO EGRESSO SOBRE AS OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS E O PROTAGONISMO JUVENIL EM UMA ESCOLA DE SANTANA/AP (2017 A 2019)

Política de educação integral. Ensino Médio em Tempo Integral. Educação. Trabalho. Oportunidades educacionais. Protagonismo juvenil.

Esta pesquisa intitulada: “Política de Educação Integral no ensino médio: o olhar do egresso sobre as oportunidades educacionais e o protagonismo juvenil em uma escola de Santana”, tem como corte temporal os anos de (2017 a 2019). Procura-se analisar a implementação desta política no contexto das ações do estado do Amapá, sob a ótica dos egressos. O marco dessa política nas escolas públicas estaduais de ensino médio se deu em 2017, com a implementação do “Programa Escola do Novo Saber.” Tem-se como problemática a indagação: Na visão do egresso, como a política pública de Educação Integral no Ensino Médio, efetivada por meio do Programa Escola do Novo Saber, trabalha com as questões das oportunidades educacionais e o protagonismo juvenil? O objetivo trata de “analisar a política nacional de Educação Integral para o ensino médio, desenvolvida na rede estadual Amapaense, por meio do Programa Escola do Novo Saber, especialmente, no tocante às oportunidades educacionais e o Protagonismo Juvenil. As bases teóricas constam de Gramsci (2007), Shiroma (2007, 2011, 2014), Frigotto (1989, 2000, 2005, 2008), Saviani (2010), Ramos (2004, 2011), Krawczyk (2011), Evangelista (2013, 2008), Gadotti (2009), Gentilli (2002, 2009), entre outros. Na busca de êxitos dos objetivos propostos, a referida pesquisa apresenta como método a teoria social do Materialismo Histórico Dialético, que segundo Pires (1997) caracteriza-se pelos movimentos do pensamento, através da materialidade histórica da vida dos homens em sociedade, utilizando-se das seguintes categorias: totalidade, contradição e mediação. Para a feitura do estudo em tela serão realizadas pesquisa bibliográfica; análise documental e pesquisa de campo, por meio de aplicação de questionário. A Justificativa é devido ao fortalecimento dos debates sobre a Educação Integral no ensino médio, que vem ganhando destaque no contexto das Políticas Públicas Educacionais desenvolvidas para os jovens, sob o eixo Educação e Trabalho. Os sujeitos participantes são 100 jovens egressos do ensino médio em tempo integral que iniciaram o ano letivo na ETI em 2017 e encerrado o curso em 2019. O locus de pesquisa é uma escola estadual de ensino médio, no município de Santana, aonde foi implementado a ETI. Ao que tudo indica, as oportunidades educacionais dentro dessa política, surge como um discurso oficial de que a ETI, vem oportunizar os jovens na perspectiva de um processo de empregabilidade e na construção de conhecimentos, os quais de fato, podem se formar e se tornar um cidadão trabalhador produtivo e solicitado pela sociedade, pelo mundo capitalista e pelas cadeias produtivas. Nessa lógica, as oportunidades educacionais vão acontecer na vertente do protagonismo juvenil, no sentido de que, por meio da responsabilidade e da meritocracia, ele possa escolher e desenhar o seu futuro, frente a escolarização, dentro dessa política, que no caso do Amapá, a modelagem se dá por meio do Programa Escola do Novo Saber.

Interno - 1170580 - ADALBERTO CARVALHO RIBEIRO
Externo à Instituição - ELIALDO RODRIGUES DE OLIVEIRA - NENHUMA
Interno - 2010780 - ILMA DE ANDRADE BARLETA
Notícia cadastrada em: 18/09/2020 11:15