Banca de QUALIFICAÇÃO: BENTO NUNES DE SOUZA FILHO

DATA: 29/11/2018
LOCAL: BLOCO k, SALA K1

ANÁLISE BIOECOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO CONTEXTO ESCOLAR RIBEIRINHO

Desenvolvimento Humano.  Paradigma Bioecológico.  Educação Física Escolar. Desenvolvimento Motor

A presente pesquisa pretende abordar o desenvolvimento humano de escolares da Escola Estadual Osvaldina Ferreira da Silva, localizada no distrito de Ilha de Santana/AP. À luz da teoria bioecológica do desenvolvimento humano (BRONFENBRENNER, 2011) buscará compreender a relação dos fatores de interdependência da bioecologia do desenvolvimento humano para os atributos pessoais em contexto nas aulas de Educação Física Escolar. Para isso, buscar-se-á elencar as oportunidades, proporcionadas pelos determinantes ambientais locais, para o desenvolvimento motor das crianças e adolescentes, e registrar quais os fatores motivacionais que alimentam a disposição dos escolares para a prática de determinadas atividades nas aulas de Educação Física. O lócus de pesquisa é a Ilha de Santana, localizada às margens do Rio Amazonas, nos contextos de inter-relação envolvendo os microssistemas que influenciam o comportamento dos escolares nas aulas de Educação Física. Os sujeitos da pesquisa serão os(as) alunos(as), pais e professor de Educação Física. Este estudo de caráter qualitativo estará baseado no paradigma bioecológico do modelo de delineamento metodológico de pessoa-processo-contexto-tempo(PPCT). Será feita observação não-participante, aplicação da escala de atributos pessoais no contexto social e entrevistas semi-estruturadas. Para o tratamento dos dados será utilizado a análise de conteúdo (BARDIN,2011). A estrutura da dissertação está construída da seguinte forma, primeira seção: abordará a ecologia do desenvolvimento humano. Segunda seção: o movimento humano e o ambiente bioecológico da Ilha de Santana. Já a terceira seção: abordagem bioecológica do desenvolvimento motor.

Interno - 1453695 - ALVARO ADOLFO DUARTE ALBERTO
Externo ao Programa - 1734841 - CASSIA HACK
Presidente - 1539559 - DEMILTO YAMAGUCHI DA PUREZA
Interno - 2356177 - ELIANA DO SOCORRO DE BRITO PAIXAO