Banca de QUALIFICAÇÃO: MARISE DOS SANTOS NUNES

DISCENTE: MARISE DOS SANTOS NUNES
DATA: 08/08/2024
LOCAL: Bloco K, Sala 01

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁXIS DE EDUCADORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL NANCY NINA DA COSTA NA AMAZÔNIA AMAPAENSE

Práxis educativa; Educação Ambiental crítica; Educador ambiental; Representações sociais

Este estudo decorre da pesquisa que será desenvolvida no Mestrado em Educação, da Universidade Federal do Amapá. Este estudo tem como objetivo geral compreender a práxis educativa e os saberes docentes de educadores dos anos finais do Ensino Fundamental sobre Educação Ambiental  na escola. E terá como locus de pesquisa a  Escola Estadual Nancy Nina da Costa, situada na cidade de Macapá, na Amazônia amapaense.Esse recorte deve-se por ser uma interessante área por fazer parte do contexto Amazônico, e por sua forte expansão urbana e suas peculiaridades locais, regionais. Levando em consideração que, a Educação Ambiental surgiu como uma proposta educativa que  dialogue com os saberes, e as diversas áreas do conheimento, que compreenda o meio ambiente como um campo complexo de interação entre o homem e a natureza e comforme prevista em lei. e diante da realidade das problemáticas ambientais, a educação em geral e, mais especificamente, a escola e os educadores são encarados como esperança de futuro, sendo pressionados a repensar o seu papel diante das transformações em curso, as quais demandam novos saberes e novas competências, um novo jeito de pensar e agir, ou seja um novo perfil de formação de educadores ambientais. Diante disso, tomamos como ponto de partida, as comprensões dos educadores sobre a problemática ambiental e as relações que estabelecem com as questões sociais locais, e cientes da importância da inserção da Educação Ambiental nas suas práticas educativas. Nessa perspectiva, poia-se na Teoria das Representações Sociais balisada por Moscovici (2009), que torna-se o pilar central tanto para o entendimento das percepções sobre o meio ambiente, quanto para o entendimento das práticas cotidianas que envolvem a Educação Ambiental, e por compreender que existem muitos pontos de convergencias do objeto de estudo com os princípios fundamantais da Educação Ambiental para a sistentabilidade. A pesquisa está ancorada em um estudo de caso, com abordagem qualitativa, e as fontes de recolhimento de dados qualificáveis serão: realização de observação direta, aplicação questionário semiestruturado, e grupo focal com os educadores pesquisados. As percepções docentes encontradas, serão caracterizadas e demarcadas através da Análise de Discurso proposta por Orlandi (2005). Para a análise dos dados qualitativos documentais, serão triangulados e classificados através da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Portanto, compreender a relação entre a forma como os professores constroem seus saberes e os integram a sua prática docente, pode servir de fundamento para entender e repensar a inserção da EA no ensino formal.

Presidente - 764.069.202-44 - RAIMUNDA KELLY SILVA GOMES - UNIFAP
Interno - 2356177 - ELIANA DO SOCORRO DE BRITO PAIXAO