Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANE SILVA GIUSTI DA ROCHA

DISCENTE: JULIANE SILVA GIUSTI DA ROCHA
DATA: 24/05/2022
LOCAL: Bloco K, sala 1

PARA ALÉM DO NHEENGATU: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E EDUCACIONAIS PARA POVOS INDÍGENAS DO AMAPÁ (1976-1985)

Cimi. Políticas Educacionais. Políticas Linguísticas. Povos indígenas. Estado.

Neste estudo, busco analisar as políticas linguísticas e educacionais adotadas para povos indígenas do Amapá entre os anos de 1976 até 1985. Ademais, a pesquisa utilizará questões linguísticas e educacionais como categoria para as políticas implantadas pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi). Serão utilizados como fonte de pesquisa os escritos elaborados pelos próprios indígenas nos jornais de autoria própria, assim como cartilhas de estudantes e de professores indígenas, atas de assembleias, livro de orientação para professores, pareceres, propostas de cursos, relatórios de atividades, avaliações, declarações manuscritas e livros didáticos, relatórios de avaliação do processo de elaboração da proposta curricular da comunidade Uaçá - que fica próximo à cidade de Oiapoque-AP - assim como livros e escritos ligados à Igreja e às políticas linguísticas e educacionais na Amazônia setentrional. Até o presente momento, os loci da pesquisa são: a) repositório digital Hemeroteca Indígena, e b) Secretaria de Estado da Educação do Amapá. A abordagem é qualitativa, pois investiga os fenômenos sociais e do comportamento humano (MINAYO,2001). Para análise de dados, utilizar-se-á a técnica de Análise Crítica do Discurso (ACD), pois desneutraliza crenças que dão suporte as estruturas de dominação, além disso, o discurso é o objeto de análise e para entendê-lo requer a observação desses dois elementos simultaneamente, a linguagem e a prática social (FAIRCLOUGH, 2003). Por fim, o estudo analisa as mudanças e permanências no âmbito das políticas linguísticas entre Estado, Cimi e indígenas durante o período de 1976 até 1985. Nosso estudo demonstra que o Conselho Indigenista objetivava garantir o direito à diversidade cultural para os povos indígenas; o Estado, dentro do recorte, visa a educação escolar com espelho no modelo tradicional brasileiro, ou seja, de acordo com as diretrizes impostas pela Coroa Portuguesa na tentativa de aportuguesar os indígenas. Portanto, o estudo se torna importante por contextualizar historicamente as políticas linguísticas e educacionais voltadas para esta parcela da população brasileira que vem sendo tão marginalizada, bem fomentar os estudos no contexto amazônico.

Externo ao Programa - 1170582 - CECILIA MARIA CHAVES BRITO BASTOS
Interno - 1509103 - HELENA CRISTINA GUIMARAES QUEIROZ SIMOES