Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIO RAFAEL PANTOJA FERREIRA

DISCENTE: MÁRCIO RAFAEL PANTOJA FERREIRA
DATA: 16/05/2022
LOCAL: Bloco K, sala 1

EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: do PRONERA  à LEDOC

Educação do Campo. LEDOC/UNIFAP. Movimentos Sociais. Resistência

Esta pesquisa está focalizada em investigar as influências dos movimentos sociais do campo amapaenses na criação da Licenciatura em Educação do Campo – LEDOC/UNIFAP, desenvolvido pela Universidade Federal do Amapá. A metodologia utilizada foi de pesquisa documental para o embasamento histórico e conceitual, onde foram considerados discussões teóricas envolvendo autores como Hage (2014), Costa (2016), Molina (2013), Gohn (2008) entre outros, além de documentos oficiais da Universidade Federal do Amapá, como o Projeto Pedagógico da LEDOC/UNIFAP e o edital de criação do curso. O método utilizado é o materialismo histórico-dialético, por entender que ele contribui de forma significativa na compreensão do objeto em discussão pois debater a Educação do Campo é olhar sob à luz da luta de classe e da perspectiva de resistência dos povos do campo pelo direito às políticas públicas de acesso à educação. No tocantes aos aspectos da pesquisa qualitativa estamos ancorados em Flick (2004), Cury (1986), Saviani (2015) para dar corpo teórico. A LEDOC/UNIFAP foi instituída por intermédio de projeto aprovado através do edital MEC/SECADI Nº 12/2012, mesmo tendo sido um dos últimos cursos dessa natureza a serem implantados no país, vem ofertando desde 2012 aos povos do campo amapaense, o direito e acesso à educação superior do campo no Amapá através do curso de Licenciatura em Educação o Campo com ênfase em Ciências Agrárias e Biologia, em que considerou a escuta de vários órgãos públicos, movimentos sociais e pesquisadores, onde o campus foi instalado:  EMBRAPA, Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR, Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá – RURAP, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, a Secretaria de Estado da Educação-SEED, Rede de Associações das Escolas Famílias do Amapá- RAEFAP, Central única dos Trabalhadores- CUT, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Amapá-FETTAGRAP, Colegiado de Pedagogia, Coordenação de Ensino e Graduação da UNIFAP (AMAPÁ, 2017). As reuniões ocorreram desde o  ano de 2008, indicando a necessidade do acesso a  educação  superior aos sujeitos do campo amapaenses, especialmente nas áreas de Licenciatura em Ciências Agrárias e Biologia, mas que as mesmas deveriam considerar as necessidades e interesses profissionais dos sujeitos em suas localidades. Nesse sentido, esta pesquisa tem identificado o papel fundamental dos movimentos sociais do campo para implementação das políticas de acesso à educação do campo em território amapaense, pela perspectiva de luta política pelo direito a educação em seu lugar, respeitando seu saber, sua vida e espaço, especialmente na Amazônia Amapaense, em que tem se consolidado com a criação da LEDOC/UNIFAP.

Presidente - 2362341 - ARTHANE MENEZES FIGUEIREDO
Interno - 2010780 - ILMA DE ANDRADE BARLETA