Banca de DEFESA: RICARDO TEIXEIRA DA SILVA

DISCENTE: RICARDO TEIXEIRA DA SILVA
DATA: 20/12/2021
LOCAL: https://meet.google.com/gtd-coym-csr

DIREITOS HUMANOS À LUZ DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DOCENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Direitos Humanos. Educação Superior. Concepções docentes. Hannah Arendt.

O objetivo deste estudo é analisar as concepções de docentes da educação superior sobre Educação e Direitos Humanos, considerando categorias do pensamento de Hannah Arendt. Questionou-se quais as concepções dos professores e das professoras do curso de Pedagogia (considerando que formam formadores) de Universidades públicas do Estado do Amapá, Brasil, e como elas se manifestam na sua atuação profissional e na prática educativa. Os resultados apontam para uma realidade multifacetada de perspectivas, de metodologias, de orientações e de comportamentos adotados no ambiente universitário, sendo o caráter jurídico dos Direitos Humanos e a Educação enquanto elemento de transformação das sociedades os principais vetores de discussão. O estudo optou pela abordagem qualitativa, com aplicação de questionário, respondido por 14 docentes, da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). As categorias e subcategorias estabelecidas a partir das respostas foram: [1] Conceito de Educação, com as subcategorias [a] educação como elemento de transformação, [b] preparação para a cidadania; [2] Direitos Humanos e Educação, com as subcategorias [a] caráter jurídico dos Direitos Humanos, [b] caráter universal dos Direitos Humanos; [3] Direitos Humanos, com as subcategorias [a] Direitos Humanos enquanto visão de conjunto, [b] visão holística de mundo, [c] valor da compreensão; [4] Diálogo e Pluralidade, com as subcategorias [a] importância do pensar, [b] diálogo e prática educativa, [c] promoção do debate e [d] reconhecimento da pluralidade e singularidade. No contexto das duas universidades em questão, foi demonstrado um caráter de responsabilidade por parte dos e das docentes que se manifesta na orientação sobre em que mundo habitamos, suas características e peculiaridades, bem como no incentivo e promoção da diversidade, pluralidade e respeito à totalidade dos indivíduos. Este fato evidenciou que os(as) educadores(as) participantes da pesquisa comungam em grau elevado com o que pensa Hannah Arendt sobre Educação e Direitos Humanos.

Interno - 1455204 - ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA
Externo à Instituição - DILNÉIA ROCHANA TAVARES DO COUTO - UEAP