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Banca de DEFESA: MARIA CAROLINA HENRIQUE MARQUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA CAROLINA HENRIQUE MARQUES
DATA: 10/11/2020
HORA: 08:30
LOCAL: UNIFAP-https://meet.google.com/whc-hrqd-xny
TÍTULO:

CULTURAS INFANTIS E A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: SABERES CULTURAIS REGIONAIS DAS CRIANÇAS DA AMAZÔNIA AMAPAENSE


PALAVRAS-CHAVES:

Documentação Pedagógica. Saberes Culturais. Culturas infantis. Amazônia Amapaense.  


PÁGINAS: 143
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente estudo centrado no campo das pesquisas educacionais, discute a documentação pedagógica na Educação Infantil referente os registros dos saberes culturais regionais das crianças da Amazônia Amapaense.  Nesse sentido, enquadra-se na concepção de criança como sujeito participativo e ativo no contexto educativo, aliado a perspectiva da pedagogia-em-participação que envolve a documentação pedagógica. Assim, buscou investigar e compreender: a documentação pedagógica referente aos saberes culturais regionais das crianças da Amazônia Amapaense possibilita a construção das culturas infantis? Diante disso, a pesquisa tem como objetivo geral analisar, por meio da documentação pedagógica, os saberes culturais regionais das crianças da Amazônia amapaense e sua relação com a construção da cultura infantil. E especificamente, identificar o tipo de documentação pedagógica realizada pelas crianças no registro dos saberes culturais regionais que contribuem para as culturas infantis; averiguar como as crianças vivenciam os saberes culturais regionais por meio da documentação pedagógica na possibilidade da construção da cultura infantil no cotidiano da sala de aula; entender como a professora de Educação Infantil registra nas múltiplas linguagens a documentação pedagógica, principalmente referentes aos saberes culturais regionais das crianças; e refletir sobre culturas infantis e saberes culturais na educação infantil; e por fim refletir acerca da concepção de criança e da pedagogia-em-participação como possibilidade para a construção de uma educação infantil democrática que respeite a os saberes e as culturas infantis. A metodologia baseou-se no paradigma qualitativa com uso da etnografia educacional realizada a partir de pesquisa de campo em um Centro de Educação Infantil (CEI) no Município de Santana, Amapá. Os sujeitos da pesquisa foram crianças de uma turma do segundo período e a professora. A análise dos dados foi realizada mediante a análise de conteúdo. Respeitou-se os devidos princípios éticos da pesquisa. Assim, os dados mostram que a documentação pedagógica referente aos saberes culturais regionais das crianças da Amazônia Amapaense possibilita a construção das culturas infantis e a vivencia dos saberes culturais regionais nas múltiplas linguagens, e apresenta que a professora corrobora com a pedagogia-em-participação e com a concepção de criança protagonista. Um ponto a destacar na análise de resultados é o quanto a cultura infantil pode ter espaço na cultura escolar uma vez que possibilita a mediação no processo de construção das atividades em partilha com a professora da turma. A crianças tem anseio em expressar a cultura vivida em múltiplas linguagens.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 432.758.182-87 - ANGELA DO CEU UBAIARA BRITO - UEAP
Interno - 612.030.922-53 - ELIVALDO SERRÃO CUSTÓDIO - NENHUMA
Externo à Instituição - GILMARA LUPION MORENO - UEL
Notícia cadastrada em: 30/10/2020 19:41
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