Banca de DEFESA: JULIA MILENA DA PAIXÃO OLIVEIRA

DISCENTE: JULIA MILENA DA PAIXÃO OLIVEIRA
DATA: 28/02/2020
LOCAL: BLOCO K, SALA K1

INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ NO PROCESSO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA AMAPAENSE (2011 A 2018)

Educação Superior. Expansão da Rede Pública. Institutos Federais. Amapá.

A presente dissertação aborda a temáticapolíticas de educação superior e tem como objeto de estudo a expansão da educação superior por meio da oferta de cursos superiores em Institutos Federais.O objetivo geral consiste emanalisar a participação do Instituto Federal do Amapá (Ifap) no processo de expansão da educação superior pública amapaense, no período de 2011 a 2018, com ênfase nas categorias unidades acadêmicas, corpo docente e administrativo, cursos, vagas e matrículas.Como fundamentos teórico-metodológicos têm-seo materialismo histórico dialético, pois compreende-se que a expansão da educação superior por meio dos Institutos Federais não se trata de um fenômeno neutro e/ou isolado, mas que faz parte de uma totalidade de relações sociais que são movidas a partir de interesses dos grupos dominantes, que também estão envoltas de contradições, atendendo assim, demandas sociais. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental, com abordagem quanti-qualitativa. A pesquisa foi realizada a partir da apreensão de dados em documentosque revelam o processo de expansão da educação superior brasileira em âmbito nacional, regional e local. Foram analisados os Censos da Educação Superior e documentos oficiais do Instituto Federal do Amapá (Ifap), como Planos de Desenvolvimento Institucional,Relatórios de Gestão e Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de graduação do Ifap. Os resultados evidenciaram que oIfapcontribuiu, no período de 2011 a 2018, com a oferta de 2.160 vagas, distribuídas em 14 cursos de graduação presenciais, e 550 vagas para 2 cursos na modalidade de educação a distância. O Ifap foi a segunda instituição pública com maior número de cursos, ficando atrás da Unifap ofertou 63,4% dos cursos. Os PPC indicaram que cursos de licenciaturas, foram criados a partir das disciplinas ofertadas na formação geral dos cursos técnicos de nível médio, atendem uma demanda social devido a carência de professores para atuar na educação básica e na educação profissional, além de se constituírem em obrigatoriedade legal nos Institutos Federais. Já os demais cursos, principalmente os Cursos Superiores de Tecnologia (CST), foram criados partir das disciplinas de formação técnica ministradas nos cursos técnicos de nível médio e se justificaram pela carência de profissionais com formação em nível superior para atuar em áreas com potencial de desenvolvimento para o mercado. As matrículas nos cursos de graduação do Ifap apresentaram o crescimento de 745,6% no período pesquisado e em 2018 representaram 9,2% do total de matrículas das IES públicas do Amapá. Também evidenciamos que os cursos, vagas e matrículas ainda estão centralizados no campus Macapá, capital do estado, o que tem limitado o processo de interiorização. Concluímos que o Instituto vem fortalecendo a oferta de cursos de graduação, principalmente os presenciais, e tem contribuído significativamente para o processo de expansão da educação superior amapaense.Mesmo diante de todas as dificuldades, o Ifap tem assumido o compromisso de ofertar educação superior e tem se mostrado preocupado em fomentar melhorias voltadas a esse nível de ensino.

Interno - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Interno - 2362341 - ARTHANE MENEZES FIGUEIREDO
Externo à Instituição - JOAO RIBEIRO DOS SANTOS FILHO - UFPA
Externo à Instituição - MARIA EDILENE DOS SANTOS RIBEIRO - UFPA