Banca de QUALIFICAÇÃO: CARINA DOS SANTOS REIS

DISCENTE: CARINA DOS SANTOS REIS
DATA: 20/06/2024
LOCAL: Bloco K, Sala 01

TRANSIÇÃO ESCOLA-TRABALHO: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DE ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIFAP

transição escola-trabalho; juventude e carreira; formação em Educação Física.

A presente dissertação aborda as percepções e expectativas de jovens acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade Federal do Amapá sobre a transição escola-trabalho. A transição escola-trabalho representa um desafio significativo para os acadêmicos do curso de Educação Física, especialmente em um contexto marcado por rápidas transformações sociais e tecnológicas. No contexto da transição para o mercado de trabalho, a percepção, que é um processo psicológico pelo qual os indivíduos interpretam e organizam suas sensações para atribuir significado ao mundo ao seu redor, desempenha um papel crucial, especialmente para os jovens acadêmicos. A forma como esses acadêmicos percebem suas oportunidades, desafios e expectativas no mercado de trabalho pode ter um impacto significativo em suas trajetórias profissionais. Essas percepções são construídas a partir de uma variedade de fatores, incluindo a qualidade da educação recebida, as influências familiares e sociais, as condições econômicas e as representações culturais do trabalho. No Amapá, observou-se um aumento significativo no número de graduados na área, com uma maior concentração de formados voltados para a saúde em detrimento da docência, sendo a UNIFAP a instituição que mais outorgou licenciados. Apesar da escassez de estudos detalhados sobre o mercado local de trabalho para a Educação Física, dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) indicam que o setor educacional é um dos maiores empregadores na região. Na área da Educação Física, o setor de atividades esportivas e de recreação e lazer apresenta um crescimento, embora lento. Essa dinâmica sugere um mercado em expansão, mas também aponta para a necessidade de uma formação diversificada e que atenda as demandas locais, tanto no âmbito escolar quanto fora dele, para o campo da Educação Física no Amapá. Fica estabelecido como problema de pesquisa: quais percepções e expectativas têm os acadêmicos de Educação Física da UNIFAP em relação ao mercado de trabalho? Afim de responder a problemática desta pesquisa, estabeleço como objetivo geral: analisar as percepções e expectativas de acadêmicos do curso de Educação Física sobre o mercado de trabalho após a formação na educação superior. Os principais interlocutores são Lev Vygotsky, Lombardi Filho e Menegon, por meio das categorias centrais: transição escola-trabalho, culturas juvenis e percepções. Quanto aos aspectos metodológicos a pesquisa envolve acadêmicos de Educação Física da Universidade Federal do Amapá, que tenham integralizado pelo menos 90% do curso, com idades entre 15 e 29 anos. Este estudo de caso se utiliza de uma abordagem qualitativa, com uso de entrevistas semiestruturadas para coletar dados sobre as percepções dos estudantes. A análise documental da matriz curricular do curso foi realizada para examinar a conexão entre a formação acadêmica e as exigências do mercado de trabalho.

Presidente - 1170580 - ADALBERTO CARVALHO RIBEIRO
Interno - 1734841 - CASSIA HACK
Externo à Instituição - WALTERLINA BARBOZA BRASIL - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 13/06/2024 08:59