Banca de DEFESA: ARLEY DA SILVA OLIVEIRA

DISCENTE: ARLEY DA SILVA OLIVEIRA
DATA: 22/01/2024
LOCAL: Auditório CEPA

A BNCC DO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO HUMANA NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: as concepções de educadores e estudantes do município de Serra do Navio-AP

BNCC. Currículo. Formação humana. Educação e Diversidade Sociocultural. Amazônia Amapaense.

O objetivo geral desta dissertação de mestrado foi investigar os aspectos da formação de jovens na Amazônia Amapaense em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM), compreendendo as disputas pelo poder em torno da educação, seu discurso ideológico e a ação econômica dos grupos hegemônicos que influenciam nas políticas educacionais e sociais. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e envolveu um estudo de campo com discentes e educadores do ensino médio da rede pública de ensino para tratar de suas percepções quanto às mudanças curriculares relacionadas à implementação da BNCC-EM na Amazônia Amapaense, especificamente no município de Serra do Navio. Os principais autores abordados na discussão teórica incluiram Rocha & Tosta (2013), Lopes (2019), Evangelista (2018), Medeiros & Hage (2020), Freire (2014), Cunha (2007), Laval (2019), Freitas (2014), entre outros. O método e os procedimentos metodológicos utilizados são centrados no Materialismo Histórico Dialético envolvendo as categorias totalidade, contradição e mediação; ainda se utiliza da análise do discurso para o tratamento dos achados da pesquisa. A análise foi realizada por meio da investigação das críticas à BNCC-EM, das reformas educacionais e das mudanças no currículo do ensino médio. O resultado final inclue a compreensão das influências econômicas e políticas na implementação da BNCC-EM, a identificação das desigualdades sociais resultantes das reformas educacionais e a contribuição da pesquisa para o debate crítico sobre o novo modelo formativo e seus impactos na educação dos jovens, especialmente nas regiões periféricas da Amazônia. Essa pesquisa visou contribuir para a comunidade científica ao promover o debate crítico sobre as políticas educacionais, as desigualdades sociais e a diversidade cultural na Amazônia Amapaense, bem como ao analisar os efeitos da implementação da BNCC-EM no contexto regional no município de Serra do Navio-AP. É urgente repensar e promover mudanças nas políticas educacionais e práticas educacionais que visam uma formação mais integral e adequada às especificidades da região amazônica. Na atual conjuntura educacional, os saberes tradicionais e identidades Amazônicas são secularizados nos currículos escolares, sendo priorizados nas escolas pesquisadas no município de Serra do Navio o empreendedorismo e a formação humana flexível que se adaptam às mudanças de mercado. Além disso, a formação dos professores é flexível e aligeirada para conduzir o novo formato do ensino médio, que exige nas aulas eletivas e projetos de vida um modelo de qualidade, no qual é frequentemente responsabilizado o professor. Porém, o ensino é prejudicado pela falta de recursos, materiais didáticos adaptados à realidade local e suas identidades, gerando insatisfações dos estudantes, pois alguns não se identificam com os itinerários formativos planejados e desenvolvidos pelos professores e respectivas coordenações pedagógicas.

Interno - 2270396 - ALBERT ALAN DE SOUSA CORDEIRO
Presidente - 2362341 - ARTHANE MENEZES FIGUEIREDO
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEICAO DOS SANTOS COSTA - UFPA
Notícia cadastrada em: 15/01/2024 08:23