News

Banca de QUALIFICAÇÃO: WOLLACY ESQUERDO LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WOLLACY ESQUERDO LIMA
DATA: 27/04/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório CEPA
TÍTULO:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PARFOR: perspectivas da Educação Libertadora sobre diversidade sexual e enfrentamento à LGBTQIA+fobia na educação básica



PALAVRAS-CHAVES:

Diversidade sexual; Formação de Professores; Enfrentamento; LGBTQIA+fobia.



PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este estudo traz como objetivo principal compreender a formação de professores no curso de Licenciatura em Pedagogia matriculados no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR na Universidade do Estado do Amapá (UEAP), sob a perspectiva da educação libertadora, no intuito de verificar as percepções dos acadêmicos sobre a temática da diversidade sexual no processo formativo e o enfrentamento à LGBTQIA+fobia nas escolas. Levando-se em consideração a experiência que estes acadêmicos possuem na educação básica, emerge a seguinte problemática de pesquisa: como a formação proporcionada pelo PARFOR contribui para que os acadêmicos do curso de Pedagogia compreendam a perspectiva da Educação libertadora na temática da diversidade sexual e no enfrentamento à LGBTQIA+fobia na educação básica? O caminho metodológico está pautado em dois momentos: um de cunho bibliográfico, para oferecer suporte aos direcionamentos do esboço analítico, e outro de cunho empírico, firmado sob a perspectiva da pesquisa qualitativa, que será realizada na etapa de pesquisa de campo, através da aplicação de entrevistas narrativas a acadêmicos do 8º módulo do curso de Pedagogia do PARFOR, da UEAP. O intuito é verificar, através das suas narrativas, suas perspectivas em relação à temática da diversidade sexual e o enfrentamento à LGBTQIA+fobia. Para a análise das entrevistas, esta pesquisa fundamenta-se no campo da Hermenêutica-dialética, que proporcionará uma análise crítica sobre o processo social e o processo de conhecimento expresso na linguagem dos entrevistados, na tentativa de compreender como estes se percebem e fazem parte do enfrentamento à LGBTQIA+fobia na educação amapaense. 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1455204 - ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA
Interno - 2362341 - ARTHANE MENEZES FIGUEIREDO
Externo ao Programa - 1141409 - FABIO WOSNIAK
Externo à Instituição - WALDIR FERREIRA DE ABREU - UFPA
Notícia cadastrada em: 10/04/2023 08:23
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv3inst1