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Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANY DO SOCORRO SILVA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANY DO SOCORRO SILVA DOS SANTOS
DATA: 07/06/2022
HORA: 15:00
LOCAL: UNIFAP-
TÍTULO:

MILITARIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA: A GESTÃO ESCOLAR COMPARTILHADA/CÍVICO-MILITAR EM ESCOLAS ESTADUAIS DO AMAPÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Política educacional. Gestão compartilhada/cívico-militar. Militarização. Participacionismo.


PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A gestão escolar compartilhada/cívico-militar vem adentrando, nos últimos anos, os espaços escolares brasileiros como um “novo” modelo de gestão ancorado em políticas educacionais de compartilhamento organizacional dos espaços pedagógico - administrativo entre civis e militares, que juntos se constituem como dirigentes de escolas públicas no Estado do Amapá. Considerando esse tempo histórico vivido, é nesta perspectiva que a pesquisa se ancora e se estrutura, com seguinte problema: Qual nível de organização, concepções e ações estão expressos na Gestão Escolar Compartilhada/ cívico-militar em escolas públicas do Estado do Amapá? Quanto ao objetivo geral busca-se analisar o nível de organização, bem como concepção e ações, que a Gestão Escolar Compartilhada/cívico-militar tem exercido nas escolas públicas do Estado do Amapá, subsidiado pelos seguintes objetivos específicos: a) Compreender como o papel do Estado se expressa junto as políticas de gestão educacional, destacando suas concepções, bem como organização; b) Identificar quais relações de poder estão estabelecidas nas propostas administrativas – didático – pedagógica na gestão escolar compartilhada/cívico militar, dentro da mesma unidade escolar; c) Conhecer quais consensos, resistências, caminhos de rupturas e contradições são expressos nos documentos oficiais e técnicos no que tange a gestão escolar compartilhada/cívico-militar. Os caminhos teórico-metodológicos estão pautados no Materialismo Histórico Dialético por compreender que a gestão escolar está envolta em aspectos históricos, sociais e culturais que emergem uma totalidade, contradição e mediação que necessitam ser desveladas. Para se chegar a um concreto pensado foram elencados documentos como decretos, resoluções, relatórios, termos de acordos/ adesão/cooperação, Regimentos e projetos pedagógicos das 8 escolas cívico-miliares: Antonio Messias, Risalva Freitas, Afonso Arinos, Duque de Caxias, Igarapé da Fortaleza, Antonio Ferreira Lima Neto, Antonio Munhoz Lopes, Mineko Hayashida, caracterizando-se assim, para o presente estudo, a pesquisa documental, com abordagem qualitativa. Como técnica de análise das informações, se utilizou a Análise do Discurso, que possibilita abstrair as concepções, organizações e ações do Estado junto à materialização desse modelo de gestão escolar na rede pública estadual do Amapá. Constatou-se preliminarmente, a partir da Revisão Sistemática que a política de gestão escolar compartilhada/cívico-militar vem ganhando notoriedade na sociedade brasileira sob a lógica da cortina de fumaça do participacionismo, ampliando seu alcance nas redes de ensino, contribuindo para um distanciamento das escolas dos princípios democráticos e de formação humana. 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE
Externo à Instituição - MARIA EDILENE DOS SANTOS RIBEIRO - UFPA
Interno - 750.409.212-68 - VALERIA SILVA DE MORAES NOVAIS - UEAP
Notícia cadastrada em: 23/05/2022 09:06
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