News

Banca de QUALIFICAÇÃO: LESLIE JOVANA SILVA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LESLIE JOVANA SILVA SANTOS
DATA: 31/05/2022
HORA: 15:00
LOCAL: UNIFAP- https://meet.google.com/cai-jutk-jgt
TÍTULO:

PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM PERDA VISUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Percepção docente. Inclusão. Perda visual. Prática pedagógica. Anos Iniciais.


PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa apresenta como tema “Percepção de professores sobre a inclusão de alunos com perda visual no ensino fundamental anos iniciais”. Dentro deste contexto, a pesquisa ancorase no campo de discussão que trata da relação entre docência e seu papel na inclusão de aluno com deficiência visual. Trata-se de analisar a percepção que os professores do ensino comum têm de si enquanto sujeitos que podem contribuir com o processo de inclusão de alunos com deficiência visual no contexto da sala de aula e nas relações que elas estabelecem em seu cotidiano educacional. Nesse contexto, questiona-se: qual a percepção que o professor dos anos iniciais tem sobre a inclusão de aluno com perda visual na classe comum? Para responder essa indagação, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a percepção de professores dos anos iniciais sobre a inclusão de alunos com PV e como objetivos específicos averiguar a percepção de professor sobre o trabalho pedagógico; investigar se os professores possuem formação para atuar numa perspectiva inclusiva e identificar se as escolas estão organizadas em termos de recursos e serviços que favoreçam a inclusão do aluno com PV. A metodologia fundamenta-se no estudo de caso com abordagem qualitativa ancoradas em Gil (2002), Prodanov e Freitas (2013), Bogdan e Biklen (1994), Yin (2001 e 2015), entre outros. O lócus estabelecido para desenvolvimento da pesquisa serão três escolas públicas estaduais localizadas na capital Macapá, área urbana, no Estado do Amapá. Os participantes da pesquisa serão 10 professores de 8 turmas dos anos iniciais das referidas instituições. As principais técnicas e instrumentos de coleta de dados serão a entrevista semiestruturada e a observação. Os dados resultantes desta investigação serão interpretados por meio da Análise de Conteúdo, proposto por Bardin (1977) respeitando-se os princípios éticos da pesquisa com base na resolução 466/2012-CNS/CONEP. Espera-se com esta pesquisa promover reflexões sobre o fazer pedagógico a partir da percepção docente sobre a inclusão de alunos com baixa visão ou cegos no ensino regular. Almeja-se ainda que os resultados deste estudo colaborem para a renovação das formas de pensar a prática pedagógica, contribuindo para tornar o ambiente escolar mais inclusivo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1539559 - DEMILTO YAMAGUCHI DA PUREZA
Interno - 1509103 - HELENA CRISTINA GUIMARAES QUEIROZ SIMOES
Externo à Instituição - KATIA PAULINO DOS SANTOS - UEAP
Notícia cadastrada em: 17/05/2022 11:16
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv3inst1