Banca de DEFESA: ÍRIS COSTA DA SILVA

DISCENTE: ÍRIS COSTA DA SILVA
DATA: 22/04/2022
LOCAL: UNIFAP-https://meet.google.com/hsj-bsiv-wec

TERRITÓRIOS FORMATIVOS NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA DO CARVÃO - EFAC

Amazônia. Território Formativo. Pedagogia da Alternância. Saberes.

A presente Dissertação partiu do seguinte problema: De que maneira a concepção de territórios formativos é compreendida pelos educadores sociais do campo na Escola Família Agroextrativista do Carvão? O objetivo geral foi compreender os saberes dos educadores do campo sobre territórios formativos e suas contribuições para o fortalecimento da pedagogia da alternância na Escola Família Agroextrativista do Carvão-EFAC. O estudo teve como lócus a EFAC (Escola Família Agroextrativista do Carvão), situada no Distrito do Carvão, pertencente ao município de Mazagão/AP, localizado à 37 km de Macapá. No que concerne à sua metodologia, trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa. As etapas da pesquisa consistiram em: levantamento bibliográfico; 2) condução dos procedimentos éticos; 3) observação direta na EFAC; 4) levantamento documental; 5) entrevistas semiestruturadas com sujeito chave do quadro administrativo-pedagógico da EFAC. E por fim, em análise qualitativa dos dados obtidos. Assim, os resultados apontam que a compreensão de território formativo é pautada na relação escola e comunidade, sendo o território a base educacional, pois o trabalho parte da comunidade para escola. Observou-se que a escola pesquisada faz uso da Pedagogia da Alternância, enfatizando que os educandos alternantes são sujeitos que detém apropriação cultural, a fim de compreender sua essência social na articulação escola-comunidade. Desta maneira, verificou-se a importância do Território Formativo para a valorização dos saberes, vivências e singularidades dos sujeitos na Amazônia Amapaense, o que se reflete diretamente na formação do sujeito, bem como no desenvolvimento da região.

Interno - 1509103 - HELENA CRISTINA GUIMARAES QUEIROZ SIMOES
Externo à Instituição - LEILA MARIA CAMARGO - UFRR
Presidente - 764.069.202-44 - RAIMUNDA KELLY SILVA GOMES - UNIFAP
Notícia cadastrada em: 12/04/2022 19:43