News

Banca de DEFESA: KATIA MARIA BARBOSA DOS ANJOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATIA MARIA BARBOSA DOS ANJOS
DATA: 21/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: UNIFAP-https://meet.google.com/rix-oiwi-yzm
TÍTULO:

HETERONORMATIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: RESISTÊNCIAS E ENFRENTAMENTOS DE ESTUDANTES LGBTQIA+


PALAVRAS-CHAVES:

Heteronormatividade. Educação. Homofobia. LGBTQIA+fobia Estudante LGBTQIA+


PÁGINAS: 142
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente pesquisa apresenta uma reflexão acerca da heteronormatividade no contextoescolar, historicamente marcada por padronizações da ordem heterossexual conservada e reproduzida nas instituições educacionais, buscando analisar as práxis de resistências e enfrentamentos de estudantes LGBTQIA+ com reportes teóricos que discorrem sobrecolonialidade do Ser e do Poder e a decolonialidade, as quais propiciaram discutir a escola como ambiente institucional que corrobora com modelos hegemônicos de gênero e sexualidade e os impactos gerados em sujeitos estudantes não heteronormativos. O problema da pesquisa é “de que maneira a heteronormatividade, no contexto escolar, afeta as vivências socioeducacionais de estudantes LGBTQIA+?”. O objetivo geral consiste em “compreender de que maneira a heteronormatividade, no contexto escolar, afeta as vivências socioeducacionais de estudantes LGBTQIA+”, e os objetivos específicos são a)discutir os processos de opressão heteronormativa e os desdobramentos de dominação e subalternização de sujeitos LGBTQIA+; b) identificar como se mantem e reproduz heteronormatividade no contexto escolar que afetam as vivências de estudantes LGBTQIA+; c) analisar processos de resistências, enfrentamentos e desconstruções por parte de estudantes LGBTQIA+, refletindo se os mesmos reconhecem os espaços que ocupam na escola, assumindo um lugar de protagonismo. Metodologicamente, essa pesquisa se respalda no método dialético materialista, com abordagem qualitativa, sendo a coleta de dados realizada com roteiro de questionários online estruturado e entrevistas semiestruturadas online, e a análise do discurso utilizado como tratamento de dados. Com efeito, compreendemos que o contexto escolar heteronormativo permanece arraigado a uma perspectiva colonial que silencia e inviabiliza as problemáticas que giram em torno da subalternização de estudantes LBGTQIA+ no processo socioeducativo, e que se faz urgente e necessário discutir e visibilizar identidades não heteronormativas no âmbito escolar. Além de identificar violações que afetam o direito de ser de estudantes destoantes das normas de gênero e sexualidade, sujeitos os quaisvêm construindo mecanismos de desconstruções da ordem heteronormativa através de manifestações discursivas, performances visuais, grupos de apoio e debates. 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1455204 - ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA
Interno - 2356177 - ELIANA DO SOCORRO DE BRITO PAIXAO
Externo ao Programa - 2178545 - NATALI FABIANA DA COSTA E SILVA
Externo à Instituição - RAIMUNDA GOMES DA SILVA - UERR
Notícia cadastrada em: 17/03/2022 19:34
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv3inst1