News

Banca de DEFESA: FREDSON COSTA VULCAO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FREDSON COSTA VULCAO
DATA: 16/02/2022
HORA: 15:00
LOCAL: UNIFAP-https://meet.google.com/nbt-xkzm-caa
TÍTULO:

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA LUDICIDADE NO AMBIENTE HOSPITALAR: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE PEDAGOGIA HOSPITALAR EM PROGRAMAS DE  PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL (2008-2019)


PALAVRAS-CHAVES:

Pedagogia Hospitalar. Ludicidade. Produção Científica.



PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

É possível reconhecer que crianças/adolescentes, em espaços não escolares como o ambiente hospitalar, podem realizar diversas atividades independente de sua enfermidade como as ações educativas mediante a utilização da ludicidade. A partir da modalidade produção do conhecimento, este estudo teve como objetivo conhecer os desafios e possibilidades que os profissionais da educação enfrentam para realizar atividades lúdicas no ambiente hospitalar. Trata-se de um estudo de natureza exploratória e descritiva por meio de abordagem qualitativa. Os procedimentos metodológicos seguiram o caminho da pesquisa do tipo bibliográfica no contexto da produção do conhecimento tendo como técnica de tratamento dos resultados a análise de conteúdo. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico de teses e dissertações defendidas no Brasil, no período de 2008 a 2019, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Como resultado para a conformação do corpus bibliográfico para o estudo, foram selecionados 32 estudos, sendo 14 teses e 24 dissertações. A partir da análise de conteúdo, emergiram no primeiro momento 3 subcategorias temáticas e posteriormente 6 subtemas inferidos no estudo e interpretação das teses e dissertações. Os resultados indicaram que o tema da Pedagogia Hospitalar numa perspectiva da ludicidade é pouco abordado na produção científica veiculada nas teses e dissertações. Constatou-se disparidade na produção do conhecimento quanto às regiões geográficas, predominado a região Sudeste com o maior quantitativo de teses e dissertações. As atividades lúdicas e suas repercussões apontaram para as ludicidades não apenas como diversão, mas no desenvolvimento das potencialidades da criança/adolescente no ambiente hospitalar. Os desafios para a ludicidade no ambiente hospitalar revelaram uma correlação ente os entraves estruturais e o domínio técnico de competências, habilidades e saberes indispensáveis na efetivação das atividades lúdico-terapêuticas. E as possibilidades de superação dos desafios apontados para a efetivação da ludicidade na prática pedagógica no ambiente hospitalar enfatizam que os diferentes saberes, por parte dos profissionais da educação, devem extrapolar as competências técnicas da formação, incorporando também suas trajetórias de vida, crenças e valores. Sugere-se, portanto, continuidade de estudos com esta temática, que privilegiem caminhos metodológicos capazes de favorecer estudos mais sistemáticos. 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1453695 - ALVARO ADOLFO DUARTE ALBERTO
Interno - 1539559 - DEMILTO YAMAGUCHI DA PUREZA
Externo ao Programa - 2389271 - WOLLNER MATERKO
Notícia cadastrada em: 25/01/2022 14:24
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv4inst1