News

Banca de DEFESA: ANTONIA FLADIANA NASCIMENTO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIA FLADIANA NASCIMENTO DOS SANTOS
DATA: 16/02/2022
HORA: 15:00
LOCAL: UNIFAP-https://meet.google.com/rtj-thof-kff
TÍTULO:

ENTRE RIOS E TABLADOS: O CURRÍCULO MULTICULTURALISTA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES NA COMUNIDADE RIBEIRINHA DE IPIXUNA MIRANDA


PALAVRAS-CHAVES:

Multiculturalismo. Currículo. Práticas Pedagógicas. Amazônia. Cultura.


PÁGINAS: 197
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente estudo realiza uma pesquisa educacional na rica diversidade cultural da região do Beira Amazonas, no estado do Amapá. A pergunta central investiga em que medida os saberes culturais estão presentes na prática pedagógica dos professores, considerando o currículo multiculturalista que envolve os alunos na construção de conhecimento na comunidade do Ipixuna Miranda? Tem como objetivo geral, primeiramente, compreender os saberes culturais envolvidos na prática pedagógica dos professores, considerando o currículo multiculturalista que envolve os alunos na construção do conhecimento na comunidade do Ipixuna Miranda. Especificamente, almeja- se contextualizar a comunidade nos aspectos da cultura material e imaterial, descrevendo suas particularidades ribeirinhas para entender os saberes culturais produzidos coletivamente, além de identificar as práticas pedagógicas envolvidas pela diversidade de saberes culturais e as características específicas ribeirinhas no contexto da escola, no sentido da produção do conhecimento entrelaçado ao currículo multiculturalista. Também, busca entender as percepções dos professores relacionadas às práticas pedagógicas no contexto da comunidade, identificando aspectos relativos aos saberes culturais na comunidade do Ipixuna Miranda. Os caminhos metodológicos fundamentam-se da abordagem qualitativa de pesquisa, pautados na epistemologia do estudo de caso como método de pesquisa mediado pela história oral como parte da estratégia metodológica para uma investigação compreensiva das vozes dos participantes. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo que se justifica por possuir caráter amplo nas interpretações dos diversos tipos de comunicações. Realizou-se levantamento dos saberes materiais e imateriais e constatou-se que alguns signos culturais da comunidade estão desaparecendo. Observou- se que as professoras são conhecedoras dos saberes culturais locais de modo a se envolverem nas rotinas daquela comunidade. Sobre o envolver os alunos na construção do conhecimento faz-se necessário a construção de hábito formativos para a representatividade social fato que não ocorre no interior das salas de aula ipixunenses. Observou-se, ainda, iniciativas de trabalho pontuais com a cultura local, fato que contribui para um currículo do tipo turístico e folclorizado constatando que apenas em certa medida os saberes culturais estão presentes nas práticas pedagógicas dos professores, considerando o currículo multiculturalista que envolve os alunos na construção do conhecimento.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 432.758.182-87 - ANGELA DO CEU UBAIARA BRITO - UEAP
Interno - 1173630 - EUGENIA DA LUZ SILVA FOSTER
Externo ao Programa - 2028454 - MARCOS VINICIUS DE FREITAS REIS
Notícia cadastrada em: 25/01/2022 14:09
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv1inst1