Banca de DEFESA: ADEILDO TELLES DA SILVA

DISCENTE: ADEILDO TELLES DA SILVA
DATA: 17/12/2021
LOCAL: https://meet.google.com/rqx-zjnb-cqd

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE ONLINE PARA FACILITAR O ACESSO AOS DADOS DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS

Universidades Federais. Financiamento. Coleta de dados. Software.

Esta pesquisa tem como objeto de estudo o Financiamento da Educação Superior. Levanta-se a seguinte questão central: como otimizar o processo de coleta e atualização de dados estatísticos disponibilizados pelo Orçamento Geral da União, de forma a facilitar o acesso ao orçamento das Universidades Federais Brasileiras? A partir desta indagação, foi necessário realizar as seguintes questões norteadoras: a) de que maneira o contexto político-econômico interfere na Política de Financiamento das Universidades Federais no Brasil a partir da década de 1990? b) como é realizado o processo de coleta e atualização de dados nos estudos sobre o financiamento das Universidades Federais? c) quais os recursos tecnológicos utilizados por pesquisadores de financiamento da educação superior para coleta, atualização e análise de dados orçamentários? d) de que maneira a base de dados Access do Orçamento Geral da União, fornecida pela Câmara dos Deputados, contribuirá para o desenvolvimento de um software sobre o Financiamento das Universidades Federais? Neste sentido, o objetivo geral da pesquisa consiste em desenvolver um software para otimizar a coleta e a atualização de dados estatísticos sobre os recursos destinados ao financiamento das Universidades Federais, disponibilizados pelo Orçamento Geral da União. Em termos metodológicos, a pesquisa faz uso do Materialismo Dialético como método de pesquisa com uma abordagem quanti-qualitativa, tendo como base analítica estudos desenvolvidos sobre o tema e, principalmente, os dados orçamentários das Universidades Federais disponibilizados pela Câmara dos Deputados Federais, a partir das seguintes subcategorias: (1) investimentos de capital; (2) despesas com pessoal; (3) despesas de custeio. Evidencia-se que a proposta de Sistema de Coleta e Atualização de Dados de Financiamento (SISCAF) realiza as atividades de coleta, organização e atualização de dados financeiros das Universidades Federais, podendo inclusive ser utilizado também para outros estudos sobre dados orçamentários da União, por Órgão e/ou Unidade Orçamentária. Contudo, existem problemas da base de dados utilizada, que comprometeram o desempenho do sistema, sendo o principal a ausência de relacionamento entre tabelas na referida base dados Microsoft® Access. Em suma, mesmo com questões para serem aperfeiçoadas, quando comparado com o procedimento tradicional de realização do Processo de Coleta e Atualização de Dados Estatísticos (PCADE), o SISCAF revela-se como facilitador das ações operacionais envolvidas.

Presidente - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDO REIS - NENHUMA
Interno - 750.409.212-68 - VALERIA SILVA DE MORAES NOVAIS - UEAP
Externo à Instituição - VERA LÚCIA JACOB CHAVES - UFPA