Banca de DEFESA: NELCY DA COSTA PEREIRA

DISCENTE: NELCY DA COSTA PEREIRA
DATA: 16/12/2021
LOCAL: https://meet.google.com/vdi-dcjv-gug

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO: OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS E PROTAGONISMO JUVENIL NO PROGRAMA ESCOLA DO NOVO SABER, EM SANTANA-AP, 2017-2020

Política Educacional. Ensino Médio de Tempo Integral. Oportunidades Educacionais. Protagonismo juvenil

Esta pesquisa versa sobre a Política Nacional de Educação Integral no Ensino Médio, que teve por objetivo analisar a referida política desenvolvida por meio do Programa Escola do Novo Saber, referente às oportunidades educacionais e ao protagonismo juvenil. O marco desta política nas escolas públicas estaduais de ensino médio do Amapá se deu em 2017, com a implementação do Programa em oito escolas estaduais de Macapá e Santana. Sob essa perspectiva surgiu o problema de pesquisa: Como a Política de Educação Integral no Ensino Médio influencia as questões das oportunidades educacionais e o protagonismo juvenil na escola do Novo Saber? O eixo dessa investigação foi o atendimento à juventude concernente a formação educacional e o trabalho, por meio das oportunidades e protagonismo juvenil, destacando seus interesses, as ações e condições em que essa política é desenvolvida nas instituições educacionais do estado do Amapá. Os objetivos específicos constam de analisar e discutir a política de educação integral no ensino médio, a partir dos eixos educação e trabalho; compreender como a política de educação integral no ensino médio influencia o atendimento à juventude, alusiva às oportunidades educacionais e ao protagonismo juvenil e verificar junto ao egresso como se constituem tais oportunidades, a partir das diretrizes pedagógicas da Escola do Novo Saber. A pesquisa apresenta como método a teoria social do Materialismo Histórico-dialético, utilizando-se das categorias: totalidade, contradição e mediação. A metodologia articulou-se entre pesquisa de campo e documental. Em campo, buscou-se a investigação dos fenômenos educativos por meio da abordagem (Quali/Quanti), tendo como instrumento de pesquisa o questionário, com perguntas abertas e fechadas, aplicado à 35 egressos de 2019 e 2020, para análise dos dados coletados utilizou-se a abordagem da análise do conteúdo. Quanto a pesquisa documental, a analisou-se as legislações que orientam a reforma do ensino médio, além dos documentos elaborados pelas instituições privadas que fazem parte da parceria público-privado. Para o aprofundamento teórico utilizou-se da pesquisa bibliográfica, que deu corpus ao trabalho. O Lócus de pesquisa se deu em uma escola estadual de ensino médio integral, localizada no município de Santana/AP, onde foi implementado o programa Escola do Novo Saber. O estudo demonstrou que as reformas desencadeadas pelas organizações do sistema capitalista no contexto da globalização econômica e na reestruturação produtiva têm influenciado a economia, o social e a política de forma vertiginosa, trazendo implicações para a educação e o trabalho. Os organismos multilaterais cuja intenção é o mercado, têm firmado soluções de pensamento único para os problemas econômicos e sociais, com a lógica da privatização e o fortalecimento das parcerias público-privadas. Na política de educação integral há um engendramento de propostas de programas desenvolvidos, em parte, no sistema educacional brasileiro, que se destacam como marcas de “experimentalismo” com organizações do tempo e espaço escolar, cujo objetivo é testar formatos educativos considerados “inovadores”, adequando-se às necessidades das forças produtivas do capital e do mercado. Quanto a modelagem Escola do Novo Saber, no atendimento à juventude buscam assegurar uma aprendizagem que possibilite o desenvolvimento de múltiplas habilidades, que agreguem valores, a dimensão social e produtiva, tendo como centralidade o projeto de vida do estudante, na vertente do protagonismo juvenil, uma vez que, o jovem é o principal responsável por esse caminhar. Além disso, a proposta pedagógica e suas diretrizes tratam de uma formação com base na aprendizagem flexível, com características pragmáticas e gerenciais. Apesar do discurso oficial de ser uma educação inovadora e de qualidade, a modelagem não foi suficientemente atrativa aos egressos, uma vez que, o horário integral tirou deles a oportunidade de outras realizações.

Interno - 1170580 - ADALBERTO CARVALHO RIBEIRO
Externo à Instituição - ELIALDO RODRIGUES DE OLIVEIRA - UERR