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Banca de DEFESA: ADRIANY DE MORAIS LEONARDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANY DE MORAIS LEONARDO
DATA: 31/03/2021
HORA: 15:00
LOCAL: UNIFAP-http://meet.google.com/kfp-kqmk-tin
TÍTULO:
LEITURA‌ ‌E‌ ‌ESCRITA‌ ‌DA‌ ‌CRIANÇA:‌ ANÁLISE‌ ‌DOS‌ ‌DOCUMENTOS‌ ‌OFICIAIS‌‌ ‌‌PARA‌ ‌A‌ ‌ALFABETIZAÇÃO‌ ‌ À‌ ‌LUZ‌ ‌DA‌ ‌PEDAGOGIA‌ ‌HISTÓRICO-CRÍTICA‌

PALAVRAS-CHAVES:

Alfabetização. Ensino da leitura e da escrita. Pedagogia histórico-Crítica. Psicologia Histórico-Cultural.



PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Nas últimas décadas, no contexto educacional, cresceu o interesse pelos estudos acerca da alfabetização e, assim, essa temática passou a ser discutida sob diversas abordagens, entretanto ainda são escassos os estudos sob uma abordagem crítico-dialética para essa fase de ensino. Nesse sentido, buscou-se investigar, à luz da pedagogia histórico-crítica, as perspectivas educacionais predominantes nos documentos oficiais para a alfabetização, a fim de analisar o posicionamento do sistema educacional brasileiro acerca da leitura e da escrita da criança. Partiu-se da hipótese de que as perspectivas educacionais presentes nos documentos oficiais sugerem conteúdos que não instrumentalizam o educando, reduzindo, assim, suas possibilidades de emancipação humana. Trata-se de uma pesquisa documental, fundamentada nos pressupostos epistemológicos do Materialismo Histórico-Dialético, alinhando-se a conceitos da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural, e tem como técnica de investigação a análise de conteúdo. Os documentos analisados foram: as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), o Plano Nacional de Educação (PNE), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Política Nacional de Alfabetização (PNA). Os resultados evidenciaram que, mesmo após diversas reformas educacionais e discussões acerca da alfabetização, os documentos oficiais estão voltados para a manutenção de uma escola capitalista – permeados de contradições entre seus objetivos, concepção de leitura e escrita, concepção de linguagem e conteúdos propostos – indicando um ensino que se baseia em teorias hegemônicas, as quais empobrecem o currículo cada vez mais, adiando o processo que leva os estudantes a atingirem graus mais elevados de escolarização. Assim, espera-se que esta pesquisa possa contribuir com os estudos coletivos em prol de uma educação emancipatória, em vista da humanização dos sujeitos e do alcance de suas máximas potencialidades.



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1453695 - ALVARO ADOLFO DUARTE ALBERTO
Externo ao Programa - 1734841 - CASSIA HACK
Presidente - 1539559 - DEMILTO YAMAGUCHI DA PUREZA
Notícia cadastrada em: 16/03/2021 21:15
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