Banca de DEFESA: ARLESON NOITE RIBEIRO

DISCENTE: ARLESON NOITE RIBEIRO
DATA: 28/02/2020
LOCAL: BLOCO K, SALA K1

Concepção de ser humano no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja): uma investigação no Curso Técnico em Logística doInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá

Concepção de ser humano; Trabalho; Educação integrada; PROEJA

A presente dissertação teve como objetivo central compreender a concepção de ser humanoexistente no contexto da educação profissional integrada a educação básica, cuja tendência vem ganhando espaço na agenda das políticas educacionais recentes. Para tanto, considerou-se o trabalho como princípio educativo na formação dos sujeitos e mediação necessária para o processo educativo. Nosso recorte espacial parte do PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) /Campus Santana-AP a partir doCurso Técnico em Logística. Neste trabalho realizou-se uma abordagem epistemológica sobre educação integral e trabalho, fundamentada na teoria marxista, portanto, adotou-se o método materialista histórico e dialético, o tipo de pesquisa foi o estudo de caso e como instrumentos de coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes e sujeitos-educandos do curso supracitado, além de levantamento bibliográfico e documental.A pesquisa se organiza em cinco etapas. No primeiro momento apresenta-se a introdução que contém as questões teórico-metodológicos. No segundo momento, capitulo I, abordam-se as questões do Processo formativo do ser humano, a dualidade na relação entre trabalho e educação e as relações entre Trabalho e Educação na Educação de Jovens e Adultos (EJA). No terceiro momento, capítulo II, desfiam-se um breve panorama da Educação de Jovens e Adultos na contemporaneidade e, também, sobre a integração da Educação Profissional com a Educação Básica. Nesse capítulo também se desenvolveu uma revisão de literatura acerca do objeto da pesquisa, a concepção de ser humano no Proeja e sua relação intrínseca com o trabalho enquanto princípio educativo e característica ontológica. E por fim realizou-se um panorama acerca do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP). No quarto momento dissertou-se sobre o papel do Estado no processo de formação profissional. Construiu-se também um panorama no contexto do Curso Técnico em Logística Campus Santana-AP. E por fim, analisou-se a concepção de educação no Proeja a partir das vozes dos sujeitos envolvidos. No último momento da pesquisa falou-se sobre as considerações finais. Uma questão central suscitada nos resultados da investigação é acerca da dualidade que o curso técnico em logística, a partir do proeja, carrega. O conceito de integração nada mais é que uma perspectiva interesseira que abrange a difusão de escolas profissionais especializadas para contemplar uma massa de sujeitos, que estão numa condição de exclusão, numa perspectiva de formação a partir da prerrogativa do trabalho alienado, ou seja, difunde-se sempre mais as escolas profissionais especializadas nas quais o destino do aluno e sua futura atividade são predeterminados.

Presidente - 750.409.212-68 - VALERIA SILVA DE MORAES NOVAIS - UEAP
Interno - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES