News

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELA CARDOSO SEOANE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELA CARDOSO SEOANE
DATA: 27/08/2019
HORA: 18:30
LOCAL: BLOCO DA K, SALA K1
TÍTULO:

DE DOCENTE À ESTUDANTE: condições, desafios e perspectivas na trajetória formativa de cursistas do Parfor


PALAVRAS-CHAVES:

Política de Formação de Professores. Parfor. Trajetória formativa. 


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente pesquisa tematiza a Formação Docente, a partir das mudanças indicadas na atualidade. Tem como objeto de estudo O Plano Nacional para Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Visaanalisar e compreender as condições (objetivas e subjetivas), os desafios e perspectivas que permeiam a trajetória formativa de professores/cursistas de turmas de pedagogia/Parfor da Universidade do Estado do Amapá. Intenciona-se traçar uma discussão pautando-se nas concepções desses sujeitos sobre as dificuldades vivenciadas durante o processo de formação em serviço, em consonância com os aspectos estruturantes da realidade, nas esferaspolítico, econômicoe social. O estudo em curso se apoia em teóricos como: Marx (2013) Engels (2012); Evangelista e Shiroma (2015);Camargo e Maués (2012); Brzezinski(2010);Mèszáros (2008); Bianchetti (1996); Langhi; Nardi (2012)Frigotto (2001);Imbernón (2011); Gatti (2012);dentre outros que abordam a temática. Fundamenta-se também em documentosdo âmbito das políticas públicas educacionais e nos dispositivos legais e normativos da implantação dessa política de formação docente.Esta investigação se ampara no método materialismo histórico dialético, pois entende-se que o objeto investigado se insere em uma conjuntura de totalidade de relações e interesses de grupos sociais distintos.O marco metodológico contempla a abordagem qualitativa e a tipologia pesquisa de campo, na qual serão levantadas informações empíricas por meio de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos que serão investigados são professores/cursistas do Curso de Pedagogia/Parfor da UEAP.As análises se fundamentarão na  técnica de Análise de conteúdo, sob as perspectivas de Bardin (2011)e Franco (2005).


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE
Interno - 2362341 - ARTHANE MENEZES FIGUEIREDO
Presidente - 1010082 - REGINA LUCIA DA SILVA NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 19/08/2019 16:14
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv4inst1