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Banca de DEFESA: FRANCISCO COSTA LEITE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO COSTA LEITE
DATA: 28/06/2019
HORA: 18:30
LOCAL: BLOCO K, SALA K1
TÍTULO:

ENDIVIDAMENTO POR EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL EM MACAPÁ/AP (2003 a 2016)


PALAVRAS-CHAVES:

Política Educacional. Capital Financeiro. Remuneração e Endividamento Docente. Amapá.  

 


PÁGINAS: 147
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O tema desta pesquisa é o endividamento docente. O objetivo geral do estudo consiste em analisar o endividamento, por empréstimo consignado, de docentes da educação básica, da Rede Pública Estadual, em Macapá, para evidenciar como a lógica de expansão do capital tem contribuído para esse processo, no período de 2003-2016. Os objetivos específicos são: 1) contextualizar a crise do capitalismo nos anos de 1970 e os seus desdobramentos no processo de Reforma do Estado, na mundialização, na financeirização e na redefinição do capital e as suas influências no acesso ao crédito e no endividamento dos trabalhadores no Brasil; 2) discutir a remuneração docente e a (des)valorização salarial, bem como as suas consequências no endividamento por empréstimos consignados de docentes da educação básica da Rede Pública Estadual do Amapá; e  3) analisar as principais causas e consequências do endividamento dos docentes da Rede Pública Estadual, em Macapá por empréstimos consignados. A investigação foi realizada a partir de uma pesquisa quali-quantitativa, tendo como método o materialismo histórico dialético. As inferências e interpretação dos dados coletados foram realizadas por meio da Análise do Conteúdo. A pesquisa contou com um levantamento bibliográfico de produções que versam sobre a temática do estudo e com a aplicação de questionário estruturado, constituído com questões fechadas e abertas, aplicado com 100 docentes da Educação Básica, da Rede Pública Estadual, no município de Macapá. Os resultados da pesquisa apontam que a crise do capitalismo iniciada nos anos de 1970, que exigiu a Reforma do Estado e possibilitou a mundialização do capital e a hegemonia do capital financeiro, para todos os setores da sociedade, provocaram a expansão do acesso ao crédito aos trabalhadores em todo o país. No estado do Amapá esse processo  se aprofundou com  docentes da educação básica da rede pública estadual a partir da regulamentação do empréstimo consignado, que acarretou o crescimento do endividamento entre esses trabalhadores, impactando diretamente na vida desses profissionais da educação, que comprometem o pagamento cada vez maior de parcelas de empréstimo, ao refinanciamento, renegociação e portabilidade bancária,  subordinando aos Bancos e as instituições financeiras parte significativa da renda presente e futura dos docentes, por longo período.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Presidente - 2010780 - ILMA DE ANDRADE BARLETA
Externo ao Programa - 2307011 - SELMA GOMES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 19/06/2019 16:03
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