News

Banca de DEFESA: RODRIGO BARBOSA BASTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO BARBOSA BASTOS
DATA: 30/04/2019
HORA: 14:30
LOCAL: BLOCO K, SALA K1
TÍTULO:

O TRABALHO DOCENTE NA UNIFAP: CONTRARREFORMA E EXPANSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR (2003 a 2018)

 

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Trabalho Docente. Política Educacional. Contrarreforma. Intensificação. Precarização


PÁGINAS: 193
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente pesquisa versa sobre o Trabalho Docente na Educação Superior. O objetivo geral trata de analisar o trabalho docente na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) – Campus Marco Zero, a partir das novas configurações assumidas pela universidade brasileira, no contexto de Contrarreforma e Expansão da Educação Superior com foco para o processo de intensificação e precarização das atividades laborais. Os objetivos específicos consistem em situar o trabalho docente na Educação Superior, no contexto de Contrarreforma do Estado e da lógica de reestruturação produtiva; discutir o trabalho docente, a partir das políticas do REUNI, considerando suas implicações para os processos de mercantilização e transnacionalização do trabalho docente presentes na Expansão da Educação Superior brasileira e; caracterizar as atividades docentes desenvolvidas na UNIFAP, a partir da jornada de trabalho, condições laborais, produtividade acadêmica, e relações do labor com o sofrimento e o adoecimento docente, sinalizando relações com a intensificação e precarização do trabalho. O problema de investigação decorre da seguinte pergunta: de que maneira as novas configurações assumidas pela universidade brasileira, no contexto de Contrarreforma e Expansão da Educação Superior, têm implicado no processo de intensificação e precarização do trabalho docente na UNIFAP? Definimos como categorias de análise do objeto: a) condições de trabalho, b) expansão universitária, e, c) reconfigurações do trabalho docente. A pesquisa é de cunho qualitativo e quantitativo (GAMBOA, 2008), ancorada no método do Materialismo Histórico Dialético. Para análise e interpretação dos dados, nos pautamos na Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977; FRANCO, 2008). Para tanto, foi realizado pesquisa bibliográfica acerca da temática, assim como aplicado questionário aos sujeitos da pesquisa, que se tratam dos docentes efetivos atuantes nos doze Cursos de Graduação da UNIFAP, emergidos durante e após o REUNI, e compondo diferentes áreas do conhecimento. O locus da pesquisa foi a UNIFAP (Campus Marco Zero). A presente dissertação está estruturada em três seções, além da introdução e das considerações finais. Na primeira seção tratamos sobre a categoria trabalho e trabalho docente no capitalismo, em seguida, abordamos acerca do processo de reestruturação produtiva e as mudanças decorrentes no mundo do trabalho e, posteriormente, discutimos a Contrarreforma do Estado e suas implicações na Educação Superior. Na segunda seção discutimos sobre as implicações do REUNI para a Expansão da Educação Superior e para o trabalho docente, em seguida, abordamos acerca das mediações constituídas no processo de mercadorização e transnacionalização educacional atual. Na terceira seção estão caracterizadas as atividades dos docentes na UNIFAP, assim como a concepção destes docentes sobre a intensificação do trabalho, e por fim, são apresentados os resultados desse Estudo de Pesquisa. Os resultados indicam que os processos de Reestruturação produtiva, de Contrarreforma do Estado e Expansão Universitária provocaram a consolidação da intensificação do trabalho docente na UNIFAP. Para além deste problema, a precarização do trabalho também se faz presente no labor dos docentes que atuam no âmbito da Graduação e da Pós-Graduação na UNIFAP.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE
Interno - 2362341 - ARTHANE MENEZES FIGUEIREDO
Presidente - 2010780 - ILMA DE ANDRADE BARLETA
Externo ao Programa - 2307011 - SELMA GOMES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 23/04/2019 13:53
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv1inst1