Banca de DEFESA: MARCELO CONCEIÇAO DA ROCHA CAMPOS

DISCENTE: MARCELO CONCEIÇAO DA ROCHA CAMPOS
DATA: 26/04/2019
LOCAL: BLOCO K, SALA K2

EDUCAÇÃO AMBIENTAL POPULAR: POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA PROBLEMATIZAÇÃO DAS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS NO IGARAPÉ DA FORTALEZA/AP.

Questões socioambientais. Educação Ambiental Popular. Participação

Esta dissertação tem como tema a Educação Ambiental, na perspectiva da Educação Popular, com foco nas questões socioambientais no Igarapé da Fortaleza/AP. O Igarapé da Fortaleza é um aglomerado populacional dividido por um rio de mesma denominação que apresenta um aspecto sui generis: uma parte dele está localizada no município de Macapá pela margem esquerda, numa Área de Proteção Ambiental (APA), situada no Distrito da Fazendinha, comumente denominada de APA da Fazendinha, com 2.063 habitantes. Na outra margem, situa-se o município de Santana, e possui uma área reconhecidamente urbana, com 4.122 habitantes, denominada de bairro Fortaleza. Esse cenário cristaliza uma enorme contradição: em que pese faça parte de uma área de preservação, não evitou a antropização com elevada degradação. Por outro lado, o aparelho estatal não se faz tão presente nessa realidade, de maneira que há um conflito no cumprimento de funções entre as duas esferas de governos municipais em relação à formulação e execução de políticas públicas. Tem-se evidenciada, naquele espaço, a ocorrência de sérios problemas ambientais, como o escoamento de resíduos sanitários diretamente nos rios, por parte de alguns habitantes; além da presença de esgotos a céu aberto, a existência de lixo em quintais e nas próprias vias de acesso à área, revelando alto teor de poluição e de contaminação ambiental. Diante do quadro posto, a pesquisa foi instigada pelo seguinte problema: de que forma a Educação Ambiental Popular, como possibilidade metodológica, pode contribuir para a problematização das questões socioambientais no Igarapé da Fortaleza no Estado do Amapá? Partindo-se dessa questão, definiu-se realizar a pesquisa para compor a dissertação com o objetivo geral de identificar de que forma a Educação Ambiental Popular, como possibilidade metodológica, pode contribuir para a problematização das questões socioambientais no Igarapé da Fortaleza. A pesquisa teve como arrimo os métodos histórico e dialético e se pautou na abordagem qualitativa. As atividades realizadas em campo foram inspiradas no Círculo de Cultura e o tratamento dos dados coletados foi fundamentado na análise de conteúdo. Os participantes da pesquisa foram moradores do próprio Igarapé da Fortaleza, com idade acima de 18 anos. Dentre os resultados alcançados, a pesquisa apontou que as questões socioambientais no Igarapé da Fortaleza resultam da ocupação desordenada daquele espaço, intensificada pela vinda de imigrantes que não foram absorvidos pelos grandes projetos econômicos, em meados do século XX, e por outros que vieram de regiões ribeirinhas do Pará, em busca de melhores condições de vida. Além disso, a participação popular, nas discussões e depoimentos, revelou-se importante em um processo pedagógico efetivo e relevante na problematização das questões socioambientais.
Ademais, a descontinuidade dos programas e projetos em Educação Ambiental se apresentou como uma constante nas ações dentro do lócus de pesquisa; e o conhecimento da realidade, ratificado nas falas, demonstrou-se fundamental na busca de alternativas viáveis para equacionar as questões socioambientais que tornam o Igarapé da Fortaleza um ambiente social e ecologicamente adverso.

Interno - 1455204 - ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA
Externo ao Programa - 2361764 - CARMENTILLA DAS CHAGAS MARTINS
Presidente - 2356177 - ELIANA DO SOCORRO DE BRITO PAIXAO
Externo ao Programa - 2331523 - JOSE FRANCISCO DE CARVALHO FERREIRA