Banca de QUALIFICAÇÃO: EDLENNE PATRÍCIA DOS SANTOS CORDEIRO

DISCENTE: EDLENNE PATRÍCIA DOS SANTOS CORDEIRO
DATA: 22/10/2018
LOCAL: BLOCO DA K, SALA K1

EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: (des) motivações no curso de Engenharia Química da UEAP (2010-2017).

Evasão, Teoria da Atividade, Contrarreforma, Engenharia, Educação Superior

A presente pesquisa possui como objeto de estudo a evasão do curso de Engenharia Química da UEAP e como tema evasão na Educação Superior. Nesse sentido, o objetivo geral analisar os fatores motivacionais individuais, internos e externos à IES que materializaram a evasão no Curso de Engenharia Química da UEAP, com ênfase na percepção de discentes evadidos e de docentes sobre o processo. A problemática da pesquisa é especificada com a seguinte questão: Quais (des) motivações contribuíram para os elevados índices de evasão discente do Curso de Engenharia Química da UEAP no período de 2010 a 2017, na percepção dos discentes evadidos e docentes, bem como nas medidas institucionais de enfrentamento a esse processo? E trilhar metodológico está pautado um estudo inspirado nos princípios do Materialismo histórico-dialético e ancorado na abordagem qualitativa. Para a análise das informações obtidas é empregada a técnica da Análise Dialógica do Discurso (ADD) e as contribuições do pensamento Bakhtin e da Teoria da Atividade. As contribuições de Bakhtin no que tange a Análise do Discurso e na composição do universo dos signos, são relevantes para as análises das entrevistas dos alunos evadidos e dos professores. A dissertação está organizada em seis seções principais: Inicia com a com o “Ponto de partida” que apresenta a temática, os objetivos, problemática e sua justificativa. Em seguida o enfoque é dado aos procedimentos metodológicos e a abordagem do problema da evasão no contexto da educação superior. Na terceira seção consta a discussão acerca da formação do engenheiro no Brasil frente a contrarreforma na política educacional e as implicações do neoliberalismo, do Estado e as orientações do Banco Mundial nas políticas educacionais Brasileira, no intuito de compreender as consequências para o processo de evasão nas IES e, por fim, é tratado sobre a origem dos cursos de Engenharia do Brasil no contexto de expansão da educação superior. Na quarta seção, ocorre a discussão sobre a relação entre trabalho e formação na teoria da Atividade, com vistas a um olhar sobre os cursos de engenharia e um panorama geral da evasão nos cursos de Engenharia no Brasil e no Amapá. Posteriormente ocorre a análise dos fatores motivacionais que influenciam a evasão no curso de Engenharia Química da UEAP, a partir das (des) motivações dos discentes evadidos e dos docentes do curso de Engenharia Química. Ademais, são destacadas as políticas institucionais de prevenção à evasão. Por fim, são apresentadas algumas reflexões sobre o processo de evasão no contexto da UEAP e as considerações pertinentes a tal temática.

Presidente - 2362341 - ARTHANE MENEZES FIGUEIREDO
Interno - 2010780 - ILMA DE ANDRADE BARLETA
Interno - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE
Externo à Instituição - SALOMÃO ANTONIO MUFARREJ HAGE - UFPA