Banca de QUALIFICAÇÃO: JEMINA DE ARAÚJO MORAES ANDRADE

DISCENTE: JEMINA DE ARAÚJO MORAES ANDRADE
DATA: 30/10/2018
LOCAL: BLOCO DA PÓS-GRADUAÇÃO, SALA 01

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM ESTUDO NA PESQUISA E NA EXTENSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA DO ESTADO DO AMAPÁ.

Educação em Direitos Humanos; Educação Superior; Pesquisa; Extensão; PNEDH.

Os direitos humanos possuem um papel fundamental na sociedade por se configurar como importante instrumento para conquista de direitos e exercício da cidadania. Historicamente, caracterizam-se por um caminho de avanços e retrocessos, que exigiu – e tem exigido – uma atuação vigilante da sociedade e do poder público, para sua efetivação. E, nessa perspectiva, o Brasil buscou responder a tais demandas com políticas afirmativas e inserções normativas, que, no campo da educação, apresentou-se com a publicação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH, que tem o intuito de orientar as políticas públicas de diversos setores e áreas de atuação sobre a temática. O PNEDH, portanto, alcança os eixos da educação básica; educação superior; educação não-formal; profissionais de justiça e segurança pública e educação e mídia. Este estudo é dirigido ao eixo educação superior e tem como objetivo identificar, nos registros de pesquisa e de extensão das universidades públicas do Estado do Amapá, a presença de projetos cuja temática possui vinculação com os direitos humanos. O estudo é justificado pelas concepções e linhas de atuação propostas no PNEDH bem como na ação programática de n. 5 do Plano, que recomenda a promoção de “pesquisas em nível nacional e estadual com envolvimento de universidades públicas e privadas, levantando as ações de ensino, pesquisa e extensão em direitos humanos, de modo a estruturar um cadastro atualizado e interativo” (BRASIL/PNEDH, 2006, p. 39). E, diante dessa recomendação, estabelecemos como problema para este trabalho, como a Educação em Direitos Humanos apresenta-se na educação superior no Estado do Amapá, destacadamente no que se refere aos registros de projetos de pesquisa e projetos de extensão, no decênio de 2006-2016? O objetivo geral deste estudo é identificar, nos registros de pesquisa e de extensão das universidades públicas do Estado do Amapá, a presença de projetos cuja temática possui vinculação com os direitos humanos. O marco temporal escolhido foi a partir da divulgação do PNEDH, em 2006, e os loci foram as universidades federal e estadual. Trata-se de uma pesquisa documental, com abordagem quantitativa e qualitativa, baseada na Análise de Conteúdo de Bardin (2011). O estudo, portanto, é de fundamental importância não apenas porque analisará a tendência de discussão dos direitos humanos na pesquisa e extensão das universidades, como buscará provocar o despertar de uma consciência e cultura em e para os direitos humanos.

Interno - 1455204 - ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA
Interno - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Externo ao Programa - 1538756 - DAIZE FERNANDA WAGNER SILVA
Presidente - 1509103 - HELENA CRISTINA GUIMARAES QUEIROZ SIMOES