Banca de DEFESA: ÉRICO DOS SANTOS

DISCENTE: ÉRICO DOS SANTOS
DATA: 22/07/2022
LOCAL: por meio remoto - link https://meet.google.com/tdp-nhiv-ewf

PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE OIAPOQUE-AP: UMA INICIATIVA DE POLÍTICA LINGUÍSTICA NAREGIÃO DE FRONTEIRA AMAPÁ-BR/GUIANA FRANCESA-FR.

Políticas Linguisticas. Fronteira. Lei 260/2005. Ensino do FLE

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Relações Internacionais

O presente relatório técnico-científico, está voltado para o campo das políticas linguísticas, em Oiapoque-AP, considerando a realidade fronteiriça existente entre o Amapá-BR e Guiana FrancesaFR e reconhecendo a importância do fluxo linguístico e outras peculiaridades da região de fronteira. Assim, surge a necessidade de se pensar em iniciativas de implementação de políticas linguísticas efetivas nessa região, como forma de melhorar o processo de ensino/aprendizagem do francês língua estrangeira (FLE), especificamente, na rede municipal de ensino de Oiapoque-AP, já que as escolas do Sistema Estadual de Ensino possuem matriz estabelecida pela Secretaria de Estado da Educação do Amapá, restando, portanto, a necessidade de consolidação de políticas linguísticas dentro da rede municipal de ensino do referido município. Este relatório inicia-se por uma descrição histórica sobre o ensino de língua estrangeira no Estado do Amapá, além de apresentar uma discussão teórica sobre as políticas públicas e linguísticas, com foco nas regiões de fronteira, e tem como principal objetivo apresentar a proposta de criação de uma agenda, intitulada “Agenda FLE”, que visa o chamamento do poder público municipal em Oiapoque-AP, por intermédio de sua Secretaria Municipal de Educação, para que coordene a elaboração de uma proposta pedagógicacurricular para o ensino de língua francesa nas escolas municipais, tendo como ponto de partida a legislação local, através da Lei 260/2005, que tornou obrigatória a oferta de língua francesa nas escolas desse município. Isso ocorre, porque apesar da existência da lei, identificou-se a ausência de uma referencial que contribua para a melhoria do ensino do FLE, desde a Educação Infantil, o Ensino Fundamental I e II e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas escolas urbanas e rurais de Oiapoque-AP e, portanto, necessita que esse tipo de iniciativa possa ser implementada, para contribuir para a consolidação das políticas linguísticas nessa região de fronteira.

Presidente - 1808516 - IURI CAVLAK
Interno - 2361764 - CARMENTILLA DAS CHAGAS MARTINS
Externo ao Programa - 2010780 - ILMA DE ANDRADE BARLETA
Notícia cadastrada em: 19/07/2022 10:15