Banca de DEFESA: REGINA MARCIA DA SILVA CAMPOS GONCALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REGINA MARCIA DA SILVA CAMPOS GONCALVES
DATA: 29/04/2022
LOCAL: Auditório do CEPA_Bloco de Pós Graduação da UNIFAP

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTAPARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA FAIXA DE FRONTEIRA AMAPAENSE

Ensino de Geografia. Meio ambiente. Educação ambiental. Faixa de fronteira do Amapá.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Relações Internacionais

As transformações técnico-científicas da sociedade contemporânea submetem o ensino da Geografia a uma busca por novos caminhos para oportunizar o interesse dos alunos associando temas da espacialidade local e global. Nesta perspectiva, permanece também a preocupação com o meio ambiente, reflexo da atuação da sociedade urbano-industrial e seu atual modelo de desenvolvimento econômico e social. A educação ambiental, usada como ferramenta metodológica, estabelece oportunidades de debates e sensibilização no ambiente escolar para contribuir com a formação do pensamento crítico-transformador e mudança de comportamento. Eis a proposta desta pesquisa: identificar as práticas de educação ambiental e as dificuldades enfrentadas pelos professores de Geografia das escolas de Ensino Fundamental II e Médio da faixa de fronteira amapaense para tornar a educação ambiental mediadora da atividade humana, articulando conhecimento e prática pedagógica. O trabalho se deu em três etapas: a primeira consistiu na pesquisa bibliográfica; a segunda, fundamentou-se no trabalho de campo com aplicação de questionários on-line aos atores envolvidos; e a terceira foi a consolidação de dados, organização do diagnóstico e elaboração do produto técnico. Por fim, como proposta de colaboração para melhorar o desenvolvimento do ensino nas escolas públicas de Ensino Fundamental II e Médio da faixa de fronteira amapaense, esta pesquisa teve como produto um Roteiro de Oficinas de Educação Ambiental com a finalidade de tornar a prática educacional mais atrativa, dinâmica e lúdica.

Externo à Instituição - CAMILO PEREIRA CARNEIRO FILHO - UFG
Interno - 2361764 - CARMENTILLA DAS CHAGAS MARTINS