Banca de DEFESA: LUCIELE SOCORRO SIMOA

DISCENTE: LUCIELE SOCORRO SIMOA
DATA: 04/03/2022
LOCAL: por meio remoto - link https://meet.google.com/zzn-jpoa-coy

SUSTENTABILIDADE NO APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO PESCADO NO CENTRO INTEGRADO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM PESCA E AQUICULTURA DO AMAPÁ - CIFPA

Impactos Ambientais, Resíduos, Recursos Pesqueiros Sustentavel.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Relações Internacionais

A pesca é uma atividade importante no âmbito economico e social em diversas localidades do Brasil, porém, a industrialização do pescado origina uma quantidade significativa de resíduos. O descarte inadequado destes detritos causa grandes impactos no ambiente e para a saúde. Buscar alternativas sustentáveis que possibilite amenizar essa problemática torna-se um grande desafio.  Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo avaliar a atividade de aproveitamento dos resíduos sólidos do pescado desenvolvido no Centro Integrado de Formação Profissional em Pesca e Aquicultura do Amapá – CIFPA, também conhecida como Escola Técnica de Pesca, local onde o estudo foi desenvolvido, tendo como foco a sustentabilidade ambiental e do trabalho. O CIFPA está localizado na rodovia AP-010, Nº 667 – no distrito Industrial do Município de Santana, o qual faz fronteira com os municípios de Macapá, Mazagão e Porto Grande. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa com investigação exploratória e descritiva. A coleta de dados foi realizada através da utilização de preenchimento on line de questionário previamente elaborado, contendo questões abertas e fechadas, disponibilizadas através dos Formulários Google Form e observação direta. Participaram da pesquisa 5 docentes e 18 discentes participantes dos cursos de capacitação destinado ao aproveitamento dos resíduos sólidos do pescado, ocorrido no período de setembro a outubro de 2021. E como resultado, buscou-se: a) caracterização dos subprodutos oriundos dos resíduos sólidos do pescado b) apresentar as técnicas de aproveitamento dos resíduos sólidos do pescado c) produção de um portifólio de produtos criados a partir dos resíduos sólidos do pescado produzidos na escola técnica de pesca do Amapá.

Presidente - 1005983 - JODIVAL MAURICIO DA COSTA
Interno - 2062361 - LINARA OEIRAS ASSUNCAO