Notícias

Banca de DEFESA: VILMA SUELY DUARTE DE MORAES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VILMA SUELY DUARTE DE MORAES
DATA: 30/08/2021
HORA: 14:30
LOCAL: por meio remoto - link: https://meet.google.com/tfn-phpb-pye
TÍTULO:

A EJA NA FRONTEIRA GUIANO-AMAPAENSE: UM ESTUDO DE CASO DA ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA PIONEIRA DA REDE MUNICIPAL DE SANTANA-AP


PALAVRAS-CHAVES:

Educação de Jovens e adultos. Políticas Públicas. Escolas municipais. Projeto de intervenção. Santana.


PÁGINAS: 177
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Relações Internacionais
RESUMO:

Santana é um dos 16 municípios do estado do Amapá, o segundo maior em população, com cerca de 120 mil habitantes, e encontra-se numa condição estratégica para o estado, que faz fronteira com a Guiana Francesa. Após a estadualização do Amapá e a consequente municipalização houve uma expansão populacional acelerada pela crescente atividade econômica, atrativo para muitos que vão em busca de oportunidades. Tal situação, relaciona-se com a oferta da escolarização de jovens e adultos na rede pública, numa educação de certa forma atrelada a interesses econômicos, uma vez que na região há necessidade de mão de obra qualificada, e muitos jovens e adultos procuram a EJA na expectativa de melhora de vida. A pergunta que motivou o presente relatório é: como a escolarização de jovens e adultos é vista nas políticas públicas em Santana-AP, a partir da Constituição Federal de 1988 e da LDB, lei n. 9.394/96, com seus efeitos em favor do direito ao ensino, para ter sua oferta na rede municipal ao longo do tempo e como prioridade educacional? Objetiva-se buscar compreender a trajetória escolar dos estudantes da EJA, sob o fenômeno das políticas públicas de oferta e de garantia de direito à educação na rede pública de ensino no município de Santana, bem como analisar as legislações educacionais que a compõem para realizar um estudo de caso tendo como locus a primeira instituição de ensino santanense a ofertar essa modalidade de ensino. A metodologia obedeceu às etapas do levantamento bibliográfico, da coleta de dados na pesquisa de campo, durante o estudo de caso sobre a escolarização de jovens e adultos realizado na EMEB Amazonas, primando pela abordagem qualitativa, e foi desenvolvida nos três capítulos do relatório. O resultado do trabalho tem a finalidade de compreender a escolarização da EJA no município santanense, e realizar uma proposta de projeto de intervenção para jovens e adultos, através de rodas de conversa, como contribuição relevante ao papel social que a EMEB Amazonas, escola pioneira na modalidade, desempenha.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1808516 - IURI CAVLAK
Interno - 2361764 - CARMENTILLA DAS CHAGAS MARTINS
Externo ao Programa - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Notícia cadastrada em: 30/08/2021 09:51
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv3inst1