Banca de DEFESA: IANA KEILA LIMA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IANA KEILA LIMA DOS SANTOS
DATA: 28/05/2021
LOCAL: por meio remoto - link a definir

OS PALIKUR, CASAS E MEMÓRIAS: VIVÊNCIAS NO MUSEU SACACA

Palikur, Museu, Casa e Memória.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Relações Internacionais

A presente pesquisa propôs uma análise sobre as vivências, as reivindicações e o protagonismo dos Palikur no espaço museológico denominado Museu Sacaca. Desde 2002, esses povos, que vivem em fronteiras, têm estabelecido relações colaborativas neste espaço museal, no que se refere ao fortalecimento de sua cultura, de suas memórias e de sua identidade. Partindo desses pressupostos, foi elaborado, como produto final deste estudo, um caderno pedagógico sobre o povo Palikur, material que irá fomentar a pesquisa, a comunicação e a divulgação dessa etnia nesse espaço. Esse produto será direcionado a professores e alunos das instituições escolares públicas e privadas que tenham interesse sobre a temática indígena. Um encarte contendo propostas de atividades pedagógicas para os alunos do ensino fundamental será adicionado.

O material de pesquisa foi obtido de três maneiras distintas: (a) pesquisa e levantamento bibliográfico sobre a etnia Palikur, referente aos aspectos culturais e sociais, análise de dados documentais que versam sobre a história do Museu Sacaca, análise do acervo fotográfico sobre as primeiras casas construídas pelos indígenas no museu, (b) a segunda etapa foi a pesquisa de campo de caráter etnográfico, realizada em 2019, quando foi possível acompanhar a construção da casa indígena Palikur, na área da exposição a céu aberto do Museu Sacaca. Durante a pesquisa de campo, foram feitas entrevistas com os representantes dos povos indígenas, sendo possível coletar informações sobre a importância deste espaço e o significado dessa ação dentro do museu para eles, material este que será explorado neste trabalho; (c) a terceira etapa da pesquisa foi o acompanhamento do ato de entrega das casas indígenas para o Museu Sacaca, em agosto de 2019, feita por meio de uma ação cultural denominada “Festa dos Povos”.

Diante disso, o caderno pedagógico apresentará quatro seções: a primeira, um diálogo sobre os conceitos de fronteiras, de território e territorialidades; na segunda seção, conheceremos a diversidade cultural do território do Museu Sacaca e a relação colaborativa junto com o povo Palikur na montagem da Exposição Permanente a Céu Aberto; na terceira, os significados de museu para os indígenas e a descrição da edificação da casa Palikur realizada em 2019. E, por fim, na quarta seção, as vivências, as ações culturais e as perspectivas indígenas quanto ao Museu Sacaca e ao estado do Amapá.

Externo ao Programa - 1170582 - CECILIA MARIA CHAVES BRITO BASTOS
Interno - 1880187 - HANDERSON JOSEPH
Presidente - 2031282 - MARCUS ANDRE DE SOUZA CARDOSO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 11/05/2021 13:32