Banca de QUALIFICAÇÃO: WENDELL RODRIGUES MARTEL

DISCENTE: WENDELL RODRIGUES MARTEL
DATA: 29/03/2021
LOCAL: por meio remoto - link https://meet.google.com/imj-cxrc-rtc

A UNIVERSIDADE E A FRONTEIRA BRASIL-GUIANA FRANCESA: OS DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO NO EXTREMO NORTE DO BRASIL.

Expansão da educação superior, interiorização, fronteiras.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Relações Internacionais

O referido relatório técnico, objetiva reunir informações da implantação da Universidade Federal no Amapá (UNIFAP), campus Binacional. Respectivamente sua experiência institucional de atuação na fronteira do extremo norte do Brasil. Dessa forma, esta pesquisa pretende apresentar sua trajetória perante a fronteira com o território francês, no que tange: a cronologia histórica administrativa, primeiras ações pedagógicas, experiências in loco dos docentes, primeiros cursos implantados e as adversidades em geral de expansão do Campus Binacional da Universidade na fronteira franco amapaense. Além do levantamento bibliográfico obre a temática, para esta construção inicial teórica, focamos a análise de documentos internos da Universidade editados pelos departamentos administrativos e da Reitoria – correspondente aos períodos estudados. Registros estes que contextualizam detalhamentos das primeiras ações institucional do Campus Binacional.

Externo ao Programa - 2190949 - DINALDO BARBOSA DA SILVA JUNIOR
Presidente - 1808516 - IURI CAVLAK