Banca de QUALIFICAÇÃO: CHARLES MARCELO ROSARIO DA SILVA

DISCENTE: CHARLES MARCELO ROSARIO DA SILVA
DATA: 15/01/2021
LOCAL: por meio remoto - link https://meet.google.com/ncg-fzyb-cyh

O ENSINO-APRENDIZAGEM INCLUSIVO DA LÍNGUA INGLESA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (LE) / LÍNGUA 3: ESTUDOS DE CASOS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DA LÍNGUA INTERNACIONAL DE SINAIS UTILIZADA NA GUIANA, EM CINCO ESCOLAS PÚBLICAS COM MENOR ÍNDICE DO IDEB DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS NA FAIXA DE FRONTEIRA DO AMAPÁ.

Ensino-Aprendizagem; Escolas Públicas, Língua Inglesa.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Relações Internacionais

O presente estudo discute sobre aspectos do ensino-aprendizagem “inclusivo” da língua Inglesa, através da utilização da Língua Internacional de Sinais, em situações vivenciadas pelos Docentes em Língua Estrangeira em escolas Públicas na faixa de fronteira do Amapá, destacando-se possíveis implementos nos métodos de ensino e eventuais recursos necessários. Fundamentado em base teórica das cinco hipóteses de Krashen (1982) sobre aquisição de segunda língua, a saber: a da distinção entre aprendizagem e aquisição; a da ordem natural; a do input; a do monitor e a do filtro afetivo. E também, com base na aprendizagem que está diretamente ligada a três condições que devem ser atendidas, Willis (1996). O trabalho caracteriza-se com uma pesquisa envolvendo tanto dos docentes de Língua Estrangeira (LE) como também os interpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) E, é claro, os discentes portadores de necessidades especiais; através de uma abordagem quantitativa e qualitativa nas cidades de Macapá e Santana no estado do Amapá. Para a coleta de dados se utilizará um questionário semiestruturado, com perguntas fechadas. E como resultado, pretende-se analisar através do desempenho das cinco unidades escolares com o menor desempenho obtido no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nos últimos cinco anos na área de linguagens e analisar como se pode implementar o ensino da Língua Inglesa como Língua Estrangeira e propor melhorias para aulas mais práticas e didáticas, a partir do Método de ensino aprendizagem da Língua de sinais utilizada na Guiana.

Presidente - 2028444 - PAULO GUSTAVO PELLEGRINO CORREA
Interno - 3069689 - IVAN HENRIQUE DE MATTOS E SILVA
Externo ao Programa - 1694354 - RONALDO MANASSES RODRIGUES CAMPOS
Notícia cadastrada em: 12/01/2021 11:41