Banca de QUALIFICAÇÃO: VILMA SUELY DUARTE DE MORAES

DISCENTE: VILMA SUELY DUARTE DE MORAES
DATA: 19/10/2020
LOCAL: por meio remoto - link a definir

EJA NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: CONTRIBUIÇÃO PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SANTANA

Educação de Jovens e Adultos. Estado do Amapá. Santana. História. Fronteira

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Relações Internacionais

Historicamente no Brasil, o contexto da escolarização de jovens e adultos, esteve inserida nos princípios a rede pública de ensino, perpassando-se por mudanças com as legislações expressivas ao direito a educação, tais como a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e com a Lei de Diretrizes e Bases- LDB, pós fim do regime militar brasileiro. Essas mudanças implicaram ao estado do Amapá, considerada como uma região de fronteira, com implementações e ajustes a oferta da Educação de Jovens e Adultos-EJA, essa modalidade iniciou para atender as demandas da sociedade, em especial, do setor econômico e político amapaense. Desta forma, observa-se que Santana, o segundo maior município amapaense, oferece a EJA, desde a 1960, com as primeiras escolas. Este, está situado à margem do rio Amazonas, com localização a região sul do estado do Amapá, a 21 km da capital, Macapá, fazendo fronteira com três municípios: Macapá, Mazagão e Porto Grande. E, destaca-se também pela sua posição portuária na movimentação de fluxo de pessoas (comunidades, municípios e estados) e escoação de produtos, tornando-se estratégico em alguns momentos históricos para o Amapá, pelo Canal Norte do rio Amazonas, favorecendo o setor econômico, sendo firmada a rota de ligação entre mercados nacionais e internacionais. Neste prisma, eis a proposta desta pesquisa de estudo: analisar a trajetória escolar dos  egressos da EJA, sob os fenômenos fronteiriços educacionais  da rede pública de ensino no município de Santana no estado do Amapá na contribuição histórica santanense.  Esse trabalho dar-se-á pelas seguintes etapas: a primeira abordará na pesquisa bibliográfica no campo nacional brasileiro, amapaense e santanense sobre trajetória da oferta da educação de jovens e adultos, observando as ações governamentais pós fim da ditadura militar; a segunda, tratará da pesquisa de campo com aplicação entrevistas semiestruturadas com os atores envolvidos (alunos egressos da EJA)  e dos questionários fechados (professores da modalidade de ensino) e a terceira fundamentar-se-á na consolidação de dados coletados e elaboração do produto final, dissertação de mestrado, como proposta de colaboração para melhorar as discussões no entorno da EJA para o desenvolvimento do ensino nas escolas públicas no estado do Amapá.

Externo ao Programa - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Interno - 2361764 - CARMENTILLA DAS CHAGAS MARTINS
Presidente - 1808516 - IURI CAVLAK
Notícia cadastrada em: 10/10/2020 10:45