Banca de QUALIFICAÇÃO: RILTON JOSÉ VIEIRA PEREIRA

Mapas, Cartografia, Geografia, Ensino

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Relações Internacionais

Este trabalho levanta questões ainda em caráter introdutório de nossa proposta de criar um atlas geográfico didático para alunos de ensino médio. Mostraremos no Atlas aspectos humanos e naturais da região da bacia do rio Oiapoque, na fronteira franco-brasileira. O livro didático utilizado em salas de aula da região elegida não traz mapas do cotidiano do aluno, lacuna que objetivamos sanar ao menos em parte. O desenvolvimento do trabalho dar-se-á em duas etapas importantes: na primeira etapa faremos uma abordagem bibliográfica (livros, artigos e afins) para formular o referencial teórico e metodológico do trabalho técnico. Já a segunda etapa corresponde ao trabalho de gabinete quando serão elaborados os mapas por meio do software QGIS (Sistema de Informação Geográfica de Código Aberto), plataforma livre que, de modo geral, manipula, organiza e produz informação do espaço. Trata-se portanto, da criação de um instrumento pedagógico de ensino de modo atraente com exemplos da própria realidade dos alunos.

Externo ao Programa - 2063438 - ALEXANDRE LUIZ RAUBER
Presidente - 1868990 - GUTEMBERG DE VILHENA SILVA
Interno - 3069689 - IVAN HENRIQUE DE MATTOS E SILVA
Notícia cadastrada em: 29/03/2020 21:00