Notícias

Banca de DEFESA: JONATHAN VIANA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JONATHAN VIANA DA SILVA
DATA: 18/03/2020
HORA: 16:00
LOCAL: SALA 7 - BLOCO DE PÓS-GRADUAÇÃO
TÍTULO:

A MOBILIDADE DE ESTRANGEIROS E SUA INFLUÊNCIA SOCIOECONÔMICA NA FRONTEIRA DO AMAPÁ (BRASIL) COM A GUIANA FRANCESA (FRANÇA)


PALAVRAS-CHAVES:

Fronteira Franco-brasileira. Deslocamento internacional. Consumo. Estrangeiros.


PÁGINAS: 148
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Relações Internacionais
RESUMO:

SILVA, Jonathan Viana da. A mobilidade de estrangeiros e sua influência socioeconômica na fronteira do Amapá (Brasil) com a Guiana Francesa (França). 2019. 141 f. Relatório técnico-científico (Mestrado em Estudos de Fronteira) – Programa de Pós-graduação em Estudos de Fronteira, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2019.

 

Os deslocamentos transfronteiriços nas últimas décadas têm aumentado consideravelmente, motivados por diversos fatores, entre os quais fatores sociais, políticos, mas principalmente econômicos. Tais deslocamentos são mais presentes em cidades de faixa de fronteira, pois o custo desse tipo de mobilidade é relativamente baixo, devido à proximidade espacial facilitada pelo acesso terrestre ou, em alguns casos, com baixas dificuldades marítimas, como apenas a travessia de um rio. Este relatório técnico tem como objetivo investigar as dinâmicas socioeconômicas de estrangeiros provocadas a partir de seu deslocamento pela cidade de Oiapoque, inclusive os que residem na Guiana Francesa, a qual influenciam na movimentação da economia do município. O campo privilegiado para o lócus da pesquisa foi a fronteira franco-brasileira, em especial a cidade de Oiapoque/AP. A partir da pesquisa qualitativa, houve investigação documental, que permitiu coletar dados obtidos em órgãos locais, como a Polícia Federal, prefeitura e suas secretarias vinculadas, entre outros órgãos, além de fundamentar as discussões através de referencial bibliográfico. O estudo de caso comportou uma análise mais detalhada, específica do objeto, bem como o ambiente que o cerca e os sujeitos adjuntos a este, e a etnografia constituiu peça fundamental para compreender as dinâmicas envolvidas com o tema de estudo, possibilitando abarcar uma descrição minudenciada quanto à vida do objeto escolhido e o grupo social a qual ele possa pertencer ou se relacionar, analisando seus comportamentos individuais e coletivos, realizando interpretações e desconstruindo significados anteriormente atribuídos por si ou outros grupos étnico-culturais. Assim, foi possível reunir subsídios que ajudaram na construção de um relatório técnico-científico que discorre também sobre duas possibilidades empreendedoras de iniciativa pública ou privada para o aumento do consumo de produtos e serviços pela comunidade de estrangeiros que circulam no lado brasileiro da fronteira franco-brasileira, manifestados pelos próprios entrevistados em uma das etapas metodológicas utilizadas.

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2361764 - CARMENTILLA DAS CHAGAS MARTINS
Externo ao Programa - 2190949 - DINALDO BARBOSA DA SILVA JUNIOR
Presidente - 1880187 - HANDERSON JOSEPH
Notícia cadastrada em: 18/02/2020 13:17
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv3inst1