Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE DOS SANTOS OLIVEIRA

DISCENTE: JOSE DOS SANTOS OLIVEIRA
DATA: 17/02/2020
LOCAL: AUDITORIO DO CEPA

CADEIA DE VALOR DO PESCADO NO MUNICÍPIO DE SANTANA/AP: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ESTRUTURA LOGÍSTICA DE SUPORTE NA FRONTEIRA AMAPÁ/PARÁ

pesca, pescador artesanal, logística, valor e cadeia.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Relações Internacionais

A economia da pesca é uma temática pouco estudada no Brasil, e a falta de informação da cadeia de valor do pescado é relevante para explicar as distorções nas relações comerciais presentes nesta cadeia refletindo nos preços praticados, fato que se manifesta, via de regra, em desfavor, ou mesmo em prejuízo econômico ao pescador artesanal, no momento em que, necessariamente, realiza sua primeira comercialização.

Tal afirmativa está presente no município de Santana, no Estado do Amapá, onde a pesca artesanal é uma atividade tradicional e relevante, não só economicamente, mas também em sua dimensão social e cultural.

O conceito de cadeia de valor surge em decorrência da concorrência existente no mundo atual, onde o valor criado para seus produtos deve ultrapassar os valores da concorrente, sendo que o preço seja maior do que os custos de produção e que seja aceito pelos compradores. Para tal, é necessário que os gestores utilizem a cadeia de valor para terem pleno conhecimento das atividades de valor da sua atividade. Enfatizo, ainda, que um entendimento maior da cadeia de valor torna-se necessária, principalmente pela interdependência dos valores de cada agente econômico no sucesso e sobrevivência no mercado. Shank e Govindarajan (1997, p.14), conceituam cadeia de valor como o “conjunto de atividades criadoras de valor desde as fontes de matérias-primas básicas, passando por fornecedores de componentes e até o produto final entregue nas mãos do consumidor”.

Tendo em vista a necessidade da compreensão do atual cenário da pesca artesanal no referido município e com o intuito de contribuir para a melhoria do desempenho do setor, este estudo busca mapear a cadeia de valor da pesca artesanal voltada à captura de peixes, realizada na região estuarina do Rio Amazonas, por pescadores artesanais e analisar, sob a dimensão econômica, a partir de sua estrutura logística de suporte, as etapas dos segmentos produtivos que constituem esta cadeia.

O ponto de partida e de base metodológica a ser utilizada é descrita por Hellin e Meijer (2006), onde os autores apresentam uma estrutura conceitual, indicam o mapeamento do mercado como conteúdo básico para a montagem da cadeia de valor. Combino ferramentas metodológicas da pesquisa qualitativa com quantitativa, ressaltando, também, o uso de entrevistas focalizadas com atores chave desta cadeia para a coleta de dados. Também se faz relevante ao procedimento metodológico a realização de revisão bibliográfica e a análise documental pertinente ao tema e entrevistas com grupos focais de pescadores artesanais, comerciantes primários, pequenos processadores e feirantes.

Espero, como resultado, o mapeamento da cadeia de valor da pesca artesanal de peixes realizada neste local, destacando seus atores e suas respectivas fases de atuação na estrutura de produção desta cadeia, caracterizando o sistema de comercialização e negociação da produção, identificando unidades produtivas formais e informais neste processo de atividade econômica da pesca.

A troca de informações entre os principais atores da cadeia de valor deve ser primordial para o sucesso de todas elas. Aumentar o nível de confiança e criar uma base de informações estratégicas entre esses agentes deve ser um esforço contínuo (ROCHA e BORINELLI, 2007).

A análise da cadeia de valor é uma forma de dar suporte ao processo de gerenciamento estratégico, pois permite compreender e agir sobre a estrutura patrimonial, econômica, financeira e operacional das suas principais atividades, processos e entidades, ou seja, o estudo da cadeia de valor propicia uma noção espacial e financeira da agregação de valor.

Como objetivos centrais da presente proposta de pesquisa, estabelece-se:

• Caracterizar a infraestrutura logística de suporte às atividades pesqueiras no município de Santana/AP;

• Construir o mapa conceitual da cadeia de valor de pescado no município de Santana/AP;

• Analisar a sustentabilidade logística e do trabalho na pesca artesanal no município de Santana/AP.

Interno - 1295966 - ELIANE SUPERTI
Presidente - 1005983 - JODIVAL MAURICIO DA COSTA
Externo à Instituição - LUIS MAURÍCIO ABDON DA SILVA - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 16/01/2020 12:47