Banca de DEFESA: CLICIA HOANA VILHENA VIEIRA

DISCENTE: CLICIA HOANA VILHENA VIEIRA
DATA: 16/02/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO CEPA

AS MúSICAS TRADICIONAL E CONTEMPORâNEA QUE EXPRESSAM A GEOGRAFICIDADE AMAZôNIDA DO AMAPá E DA GUIANA FRANCESA

Música. Geograficidade. Fronteira. Amapá-Guiana Francesa.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Relações Internacionais

O trabalho com temas relacionados à música e suas representações tem sido abordado em diferentes áreas do conhecimento, e a proposta de tratá-la pela geografia cultural é o caminho aqui escolhido. A música em nosso trabalho entra como um dos elementos essenciais que balizam a geograficidade amazônida na criação de identidades, regionalidades, territorialidades e representações do espaço. é relevante destacar a carência de trabalhos que promovam uma interface entre as músicas tradicional e contemporânea entre o Amapá e a Guiana Francesa, fato que constatamos ao longo de nossa carreira profissional na produção de eventos musicais e que foi confirmado em trabalhos de campo realizados no ano passado. A percepção desta lacuna, portanto, foi a motivadora da elaboração de nossa proposta. A questão orientadora que baliza a pesquisa é: como a música permite compreender a geograficidade amazônida do Amapá e Guiana Francesa?Derivadas desta questão, dois objetivos específicos canalizaram o trabalho: Analisar elementos fundantes de uma geograficidade amazônida; e Identificar as similaridades e diferenças entre as músicas amapaenses e franco-guianenses a partir da geograficidade amazônida presentes no acervo analisado. A partir dos dois objetivos acadêmicos acima apresentados, os resultados, ou melhor, os produtos técnicos criados foram: um projeto de aplicação e um documentário.

Interno - 1880187 - HANDERSON JOSEPH
Presidente - 1005983 - JODIVAL MAURICIO DA COSTA
Externo à Instituição - LUCAS MANASSI PANITZ - UFRGS
Notícia cadastrada em: 22/01/2019 16:38