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Banca de DEFESA: ALBERTO MARTIN ANTONIO PADRON ABAD

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALBERTO MARTIN ANTONIO PADRON ABAD
DATA: 20/10/2018
HORA: 15:00
LOCAL: AUDITORIO DO CEPA
TÍTULO:

MOBILIDADE. VIABILIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM POLO DE ATENDIMENTO ÀS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E TALENTO NA FRONTEIRA FRANCO-BRASILEIRA


PALAVRAS-CHAVES:

Giftedness-drain; Altas habilidades/superdotação; Talento; PAAH/ST.


PÁGINAS: 223
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Relações Internacionais
RESUMO:

No século XXI, percebem-se grandes alterações no cenário internacional como consequência da integração transnacional e transcultural de atividades humanas. Mudanças que incluem novas tendências migratórias de estudantes, pessoas talentosas e profissionais a países com maior estabilidade política, econômica e social. Dentre os novos fluxos migratórios existe a mobilidade de pessoas com indicadores em Altas Habilidades / Superdotação (AH/SD) como parte da migração global – fenômeno que na presente pesquisa se propõe denominar de “giftedness drain” ou “mobilidade de AH/SD”. O objetivo geral da pesquisa é analisar a mobilidade de pessoas AH/SD na fronteira franco-brasileira e a viabilidade de implementação de um Polo de Atendimento às AH/SD e Talento (PAAH/ST) no município de Oiapoque. A base teórica adotada para alicerçar a pesquisa foi o Modelo de desenvolvimento da Superdotação e do Talento de Françoys Gagné e a Teoria da Desintegração Positiva de Kazimierz Dabrowski. A metodologia utilizada na pesquisa está alicerçada numa perspectiva Interdisciplinar de tipo exploratória e explicativa com uma abordagem mista, quantitativa-qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados utilizaram-se entrevistas, diários de observação de aulas e aplicaram-se questionários – LIVIAHSD, LIVIAHSD-AA, LIVIAHSD-ACC, QIIAHSD-A, QIIAHSD-Pr, QIIAHSD-R e QCCAE – aos estudantes e professores, incluindo os da educação especial e do ensino regular, técnicos pedagógicos lotados na escola e responsáveis dos alunos da Escola Estadual Joaquim Nabuco, no município de Oiapoque; além de entrevistas desenvolvidas em uma escola particular, como também de profissionais do Centro de Atendimento às Altas Habilidades Superdotação no Estado de Amapá (CAAH/S). Como resultados: determinou-se que, para a implementação do PAAH/ST existe: viabilidade legal, ao ser congruente com a Lei 9394/96, o PNEE-EI/08, o Plano Nacional de Educação (PNE), o Decreto nº 6.571/2008, o Parecer CNE-CEB nº 13/2009, a Resolução CNE 04/2009, o Decreto n° 7.611, e a Lei 13.005; e viabilidade operacional ao serem indicados três alunos e uma aluna para seu atendimento na sala de recursos multifuncionais do AEE na referida escola. Dentro das conclusões apontam-se que com base nas leis brasileiras, a identificação dos alunos AH/SD deveria ser, em primeira instância, no ambiente escolar, porém, a realidade é que nas escolas pesquisadas no Amapá são negadas, aos alunos, essas experiências educacionais estimulantes e, portanto, estes sofrem de déficits para o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas. Outro resultado aponta que a falta da indicação e de uma identificação eficaz desses alunos, influi no seu desejo constante de migrar a outros países à procura de melhores oportunidades educacionais. Finalmente, percebeu-se que a mobilidade de AH/SD ocorre em um padrão diferente dos fluxos migratórios regulares e, por isso, exige uma análise diferenciada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1880187 - HANDERSON JOSEPH
Externo à Instituição - JOSE LINDOMAR COELHO ALBUQUERQUE - UFC
Interno - 2031282 - MARCUS ANDRE DE SOUZA CARDOSO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 09/10/2018 12:01
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