Notícias

Banca de DEFESA: CHARLES MARCELO ROSARIO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHARLES MARCELO ROSARIO DA SILVA
DATA: 27/05/2024
HORA: 17:00
LOCAL: Por meio Remoto link https://meet.google.com/hbj-iatr-umt
TÍTULO:

EMBASAMENTO PARA A PROPOSTA DE PROJETO DE LEI DE FORTALECIMENTO DO ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA NO ESTADO DO AMAPÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Políticas Públicas, Política Linguística; Ensino de língua francesa; Fronteira Franco-brasileira.

 


PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Relações Internacionais
RESUMO:

O ensino de francês no Amapá torna-se especialmente relevante devido à posição fronteiriça com a Guiana Francesa e à importância da língua para a integração regional e interações socioeconômicas. No entanto, enfrenta desafios significativos, como infraestrutura precária, escassez de recursos didáticos, falta de professores qualificados, métodos pedagógicos inadequados e limitadas experiências de imersão na língua. O objetivo deste estudo é propor um projeto de lei que fortaleça o ensino de francês, promovendo uma educação plurilíngue, inclusiva e de qualidade alinhada às necessidades educacionais, econômicas e sociais do estado. Esta pesquisa qualitativa combinou análises bibliográfica e documental, com questionários aplicados a gestores, professores e alunos em 7 escolas nas cidades de Macapá, Santana e Oiapoque, para elaborar uma análise de conteúdo que identificou os principais desafios e oportunidades para o ensino do idioma. Como produto, propõe-se um Projeto de Lei para estabelecer, dentre outras políticas públicas específicas, a obrigatoriedade da oferta de francês no ensino médio e a possibilidade de oferta no ensino fundamental, e a busca por parcerias com instituições francesas. Conclui-se que o ensino de francês vai além da aquisição de habilidades linguísticas, servindo como um instrumento para promover a compreensão cultural. Reconhece-se que a execução dessas medidas exige a colaboração entre governos, instituições de ensino, professores, alunos e comunidade. Portanto, é urgente e relevante elaborar e implementar políticas que fortaleçam o ensino de francês no Amapá, valorizando aspectos socioculturais locais e contribuindo para o desenvolvimento da região.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1868990 - GUTEMBERG DE VILHENA SILVA
Interno - 2361764 - CARMENTILLA DAS CHAGAS MARTINS
Externo à Instituição - DAIZE FERNANDA WAGNER SILVA - UFSC
Notícia cadastrada em: 24/05/2024 17:40
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv3inst1