ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DOS MUNICÍPIOS LOCALIZADOS NA FAIXA DE FRONTEIRA DO ESTADO DO AMAPÁ: UMA PROPOSTA TUTORIAL
Ensino de química. Escolas públicas. Tutoriais para o ensino de química.
O estudo desenvolvido para a construção de um diagnóstico sobre a realidade do ensino de química nas escolas públicas de ensino médio localizadas na zona de fronteira setentrional do Estado do Amapá com a Guiana Francesa e da produção de tutoriais de ensino para a sua utilização nas escolas desta região partiu de uma série de indagações que nortearam a produção de uma dissertação: qual é a realidade do ensino de química das escolas públicas localizadas na zona de fronteira do estado do Amapá com a Guiana Francesa? Como é realizado o trabalho do professor nestas escolas, diante dos altos índices de evasão escolar e de reprovação nas disciplinas das ciências exatas e naturais? Que estratégias são utilizadas pelos professores para a melhoria do ensino e da aprendizagem de química? Com o objetivo de responder a esta temática e, ao mesmo tempo, ter subsídios para a construção do diagnóstico, foi realizada em 2021 uma pesquisa de campo que teve como alvo 09 professores de química e 270 alunos – 30 por escola – de escolas localizadas nos oito municípios situados na zona de fronteira. A partir da realização de uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, foram realizadas nas escolas-campo as entrevistas semiestruturadas com os professores e a aplicação de questionário on-line na plataforma Google Forms© para os alunos, com a finalidade de traçar um quadro sobre o ensino de química nestes lugares. Foi diagnosticado que existe uma significativa apatia dos alunos com relação aos conteúdos trabalhados na disciplina em virtude de a mesma ser trabalhada no modelo tradicional – quadro, giz, livro didático e apostilas – e de considerada pouco estimulante, ao passo que os professores apontam como fator principal o baixo investimento governamental nas escolas, tanto para a compra de equipamentos de aulas práticas quanto de financiamento de projetos e a precarização do trabalho como motivos para o fracasso escolar nestas instituições. No sentido de melhorar a qualidade da educação, foi apresentado um conjunto de quatro tutoriais voltados para o ensino da química que se utilizam de elementos que fazem parte da rotina dos alunos, com vistas à busca de novas e envolventes metodologias que possibilitem a participação dos alunos nas aulas e da formação continuada dos professores, tornando, a partir da utilização das metodologias ativas, o ensino de química atraente e dinâmico para conceitos complexos.