O ENINO DE LÍNGUA FRANCESA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE OIAPOQUE: UMA INICIATIVA DE POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NA REGIÃO DE FRONTESIRA AMAPÁ/GUIANA FRANCESA.
Políticas Linguísticas. Fronteira. Francês. Ensino.
Este estudo evidencia as Políticas Linguísticas utilizadas na relação binacional entre Amapá e Guiana Francesa, concebendo-se a importância do fluxo linguístico e outras peculiaridades da região que foram determinantes para se pensar em uma proposta curricular dessa natureza, como forma de melhorar o processo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira, especificamente na rede municipal de ensino de Oiapoque, já que as escolas do Sistema Estadual de Ensino possuem matriz estabelecida pela Secretaria de Estado da Educação do Amapá, restando, portanto, a necessidade de consolidação de políticas linguísticas dentro da esfera municipal de ensino dessa cidade. Tem-se por objetivo do estudo descrever o contexto histórico do ensino e utilização da língua estrangeira no Amapá; identificar as principais metodologias para o ensino da língua francesa e elaborar uma proposta curricular para o ensino de língua francesa nas escolas municipais de Oiapoque. Isso ocorre pelo fato de que o ensino da língua francesa deve ser utilizado com maior regularidade nas escolas municipais e por isso necessitam de políticas linguísticas efetivas.