EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS DA FAIXA DE FRONTEIRA AMAPAENSE
Ensino de geografia. Meio ambiente. Educação ambiental. Faixa de fronteira do Amapá.
As transformações técnico-científicas da sociedade contemporânea submetem o ensino da geografia a buscar novos caminhos para oportunizar o interesse dos alunos associando temas da espacialidade local e global. Nesta perspectiva, permanece também a preocupação com o meio ambiente, reflexo da atuação da sociedade urbano-industrial e seu atual modelo de desenvolvimento econômico e social. A educação ambiental crítica, usada como ferramenta metodológica, estabelece oportunidades de debates e sensibilização no ambiente escolar para contribuir com a formação do pensamento crítico-transformador e mudança de comportamento. Eis a proposta desta pesquisa: identificar as dificuldades enfrentadas pelos professores de Geografia das escolas de ensino fundamental II da faixa de fronteira amapaense para tornar a educação ambiental crítica mediadora da atividade humana, articulando conhecimento e prática pedagógica. O trabalho dar-se-á em três etapas: a primeira consistirá na pesquisa bibliográfica, a segunda, fundamentar-se-á na pesquisa de campo com os atores envolvidos e a terceira será a consolidação de dados e confecção do produto final. Por fim, como proposta de colaboração para melhorar o desenvolvimento do ensino nas escolas da faixa de fronteira amapaense, esta pesquisa terá como produto final um manual de educação ambiental com a finalidade de tornar a prática educacional mais atrativa, dinâmica e lúdica.