O MAPA MENTAL COMO RECURSO DE ENSINO DE GEOGRAFIA ENTRE AMAPÁ E GUIANA FRANCESA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
Ferramenta metodológica, estudo de fronteira, mapa mental
A construção do conhecimento em sala de aula pode ser estimulado de diferentes maneiras. Uma delas é com a utilização de mapas mentais, por meio dos quais se obtêm elementos de percepção pessoal que trazem resultados gerais de uma visão de mundo particular. A presente proposta intenta fazer análise teórica sobre o uso do mapa mental como ferramenta metodológica na disciplina de Geografia, demonstrar estudos de casos no Brasil que apontam às perspectivas adequadas para o uso deste recurso metodológico nas escolas de ensino fundamental II e médio e também, tem o intuito de diminuir algumas lacunas que existem em relação ao estudo da dinâmica do espaço de fronteira entre o Brasil e a França, reforçando que o estudante necessita de um olhar mais profundo desse espaço, uma maneira mais peculiar que cada pessoa tem de representar o espaço vivido, com isso, a importância da utilização do mapa mental, a música, a poesia, a maquete entre outras ferramentas metodológicas com os alunos dessa região. Como proposta de colaboração para o melhor desenvolvimento de ensino, os mapas mentais associados a outras ferramentas metodológicas permitirão a leitura geográfica do espaço fronteiriço entre o Amapá e a Guiana Francesa e servirão de base para produzir um manual didático de ferramentas metodológicas aplicadas em estudos de fronteiras para os ensinos fundamental II e médio da disciplina de Geografia.