O MAPA MENTAL COMO RECURSO DE ENSINO DE GEOGRAFIA ENTRE
O AMAPÁ/BR E A GUIANA FRANCESA/FR: UMA PROPOSTA
mapas mentais; ferramenta metodológica; espaço fronteiriço; ensino-aprendizagem
A construção do conhecimento em sala de aula pode ser estimulada de diferentes maneiras. Uma delas com grande potencial no tratamento das questões locais é a partir do mapa mental. Ele é uma ferramenta metodológica que considera a percepção que cada um carrega a partir de uma perspectiva fenomenológica. O mapa mental fornece elementos de uma percepção pessoal, mas também traz elementos gerais de uma dada realidade. A presente proposta consta com a abordagem literária sobre o ensino da Geografia por meio da leitura do espaço geográfico e os espaços fronteiriços, fazendo uso das representações sociais para compreender esses espaços. Ademais, também faz uma análise sobre a educação e as metodologias ativas como alternativa para a prática pedagógica em sala de aula, utilizando o mapa mental como recurso pedagógico na
metodologia ativa. O estudo tem como procedimento metodológico a aplicação de questionários e a confecção de mapas mentais, além da abordagem analítica dos dados coletados, transformando-os em informações necessárias para a consolidação do trabalho. Como conclusão, foram apresentadas estratégias de aplicação de mapas mentais a partir dos exemplos elaborados pela pesquisadora, assim como outros recursos didáticos associados aos mapas mentais. O produto desse trabalho é um relatório técnico–científico com mapas mentais de aplicabilidade educacional a diversos temas que envolvem limites e fronteiras, visando ser usado por professores dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio da disciplina de Geografia. Como proposta de colaboração para o melhor desenvolvimento de ensino, a construção dos mapas mentais consiste em uma ferramenta metodológica para a leitura geográfica dos espaços fronteiriços. Essa leitura está expressa pela linguagem de comunicação e a organização
espacial da sociedade.