ELABORAÇÃO DE ATLAS DIDÁTICO EM ZONA DE FRONTEIRA ATRAVÉS DO CASO DA FRONTEIRA ENTRE BRASIL E FRANÇA
Atlas. Cartografia. Geografia. Instrumento didático.
Este relatório técnico objetivou a elaboração de caminhos e procedimentos a serem considerados na construção de atlas didático para zona de fronteira, tendo como estudo de caso a bacia hidrográfica do Rio Oiapoque. A proposta de construção de parâmetros para a elaboração do atlas didático em questão foi motivada pela ausência de recursos didáticos geográficos voltados à realidade local. Após uma análise prévia, constatamos que, em pleno século XXI, ainda não existem livros didáticos que representem, com clareza e eficiência, exemplos condizentes à realidade da zona de fronteira entre o estado do Amapá (Brasil) e a Coletividade Territorial da Guiana Francesa (França). A materialização do relatório se deu após a consolidação do atlas didático da bacia hidrográfica do rio Oiapoque. Logo, os caminhos percorridos, aqui apresentados, enquadram-se numa fundamentação empírica. O trabalho técnico defende o passo a passo de como construir atlas didáticos de bacia hidrográfica em zona de fronteira, além de apontar as bases teóricas e metodológicas que visam à consolidação de um instrumento didático.