DIAGNÓSTICO DO ENSINO DE QUÍMICA DAS ESCOLAS DA FAIXA DE FRONTEIRA DO ESTADO DO AMAPÁ.
Ensino de química, estudo de fronteira, diagnóstico.
A pesquisa a ser desenvolvida, será pautada a partir da realização de um diagnóstico com professores da disciplina de química nas escolas de ensino médio dos munícipios da faixa de fronteira do estado do Amapa, com o intuito de visualizar as principais necessidades de melhoria na qualidade do ensino-aprendizagem, afim de facilitar a compreensão de temas e conteúdo a partir da percepção de elementos da vida cotidiana do aluno, bem como a promoção de situações de inquietação e intranquilidade dentro do contexto de sala de aula, para que o aluno se sinta impelido a produzir uma visão científica sobre o que o cerca. O objetivo é oferecer aos professores de química que atuam nos municípios de fronteira, um conjunto de possibilidades metodológicas para aulas de química, referenciadas no cotidiano do aluno, ampliando desta forma o campo de aprendizagem de maneira significativa. Para tanto, buscar-se-á, primeiramente, desenvolver uma pesquisa bibliográfica sobre os desafios da educação no Brasil e como o ensino de química se encaixa neste cenário, levando em consideração seus conceitos e áreas de atuação para, em seguida, contextualizar o objeto de estudo, através de pesquisa de campo e estudos a serem realizados nas escolas estaduais dos municípios de fronteira do estado do Amapá. Os resultados obtidos por meio deste estudo permitirão, para além do diagnóstico da forma como a química é ensinada na faixa de fronteira, buscar compreender a importância do ensino da disciplina para visualizar novas possibilidades metodológicas que venham a promover estratégias que desenvolvam uma aprendizagem significativa, permitindo ao professor desenvolver suas aulas dentro de um contexto solidificado da relação entre individuo, sociedade e espécie, no qual o professor atua como um forte mediador entre o aluno e a realidade que o cerca.