INTERLÍNGUA E FOSSILIZAÇÃO: reflexões sobre o ensino do francês como política linguística no Amapá.
Acordo-Quadro. Política pública. Política Linguística. Língua Francesa. Eficácia.
A presente proposta toma como centro de discussão o ensino da língua francesa nas escolas públicas amapaenses que se estabelece enquanto política pública a partir da assinatura do Acordo-Quadro de Cooperação Brasil-França na década de 1990, bem como os estudos acerca das políticas linguísticas. A Cooperação Transfronteiriça entre o Amapá e a Guiana Francesa que tinha como objetivo principal promover a integração e o desenvolvimento da região, inseriu de uma vez por todas o estado do Amapá no contexto da globalização e provocou profundas mudanças na sociedade amapaense, tendo em consideração as novas perspectivas descortinadas. Um dos pilares do tratado celebrado entre as duas nações é a cooperação para a educação e promoção da diversidade cultural e linguística em ambos os países. Isto provocou a adequação do currículo da educação básica amapaense para a inserção da língua francesa como componente curricular, tornando possível, no âmbito da Lei de Diretrizes e Bases da Educação vigente na época, a primeira política pública para o ensino de língua estrangeira no Amapá. No entanto, apesar de o ensino da língua francesa como segunda língua ter sido altamente difundido e fomentado no Amapá, poucos são os aprendizes que alcançam a proficiência nesta língua, o que levanta sérios questionamentos acerca da eficácia da política linguística amapaense para o ensino do francês.